18.8 C
Vitória
sábado, 20 agosto, 2022

Municípios capixabas recebem 600 mil doses para vacinação antirrábica

Estado distribui 600 mil doses para vacinação antirrábica
Estado distribui 600 mil doses para vacinação antirrábica. Foto: Reprodução

Manter os animais de estimação seguros e saudáveis são os desejos de todos os donos, e um passo importante nessa caminhada é manter a vacinação antirrábica em dia

Por Munik Vieira

No Espírito Santo, a imunização dos pets contra a raiva está sendo realizada nos municípios capixabas e terá o “Dia D” de mobilização no próximo dia 23 de outubro.

A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa) é que sejam vacinados, até o dia 09 de novembro, 574.147 animais, entre cães e gatos. Para a campanha deste ano, o Estado distribuiu mais 600 mil doses aos 78 municípios. Vale destacar que a vacina é encaminhada pelo Ministério da Saúde.

A Referência Técnica Estadual da Raiva, Rúbia Tabachi, destaca que a vacinação protege tanto o animal quanto o ser humano, e que toda suspeita de contaminação deve ser notificada ao município de residência.

“É de importante que os animais sejam vacinados, sendo fundamental para inibir a circulação do vírus e proteger todos que estão ao redor do pet. Além disso, ressalto que caso seja identificado uma possível contaminação da raiva, o setor de vigilância de zoonoses ou epidemiológico do município deve ser notificado o mais rápido possível. Dessa forma, será possível observar o animal para que o caso seja conduzido da melhor maneira possível, beneficiando toda a população humana e animal”, disse.

Para ser vacinado, o animal deve ter no mínimo 90 dias de vida e apresentar boas condições de saúde. O Estado não registra casos de raiva humana deste 2003, e raiva anual desde 2011.

Sintomas da raiva

A raiva tem duas formas de manifestação, dependendo a variante do vírus que acomete o animal: furiosa e paralitica. Após o início dos sintomas, a doença pode durar uma média de dois a cinco dias com resultado de óbito em 100% dos casos.

Os principais sintomas são

– Excitação

– Agressividade

– Medo

– Dificuldade de engolir

– Salivação

– Falta de coordenação dos membros

– Paralisia

– Convulsão

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade