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sexta-feira, 26 abril, 2024

Motos elétricas têm opções abaixo dos R$ 10 mil

Enquanto as gigantes não entram na disputa, quem vem lucrando são as marcas menores, como Aima, Shineray e Voltz

Por Vagner Aquino (Agência Estado)

O mercado de automóveis, mesmo que de forma ainda lenta no Brasil, caminha para a eletrificação. Com o segmento de duas rodas isso não é diferente e já há várias marcas oferecendo sobretudo scooters no País. As vendas vêm crescendo também por causa da pandemia, que fez com que muita gente decidisse fugir do transporte público.

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De acordo com um recente estudo feito por um dos maiores canais de comércio eletrônico do País, o interesse dos brasileiros por motos elétricas cresceu quase 1.200%. O salto foi registrado no período entre maio de 2020 e o mesmo mês de 2021.

Enquanto as gigantes não entram na disputa, quem vem lucrando são as marcas menores, como Aima, Shineray e Voltz. Em síntese, elas dominam o mercado brasileiro de motos elétricas e têm boas opções.

Voltz  evs e evs sport

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Foto: Divulgação

Com estilo de street, os modelos EVS e EVS Sport são um dos destaques da Voltz. Feitas em Recife, elas têm opções com uma ou duas baterias que garantem autonomia de 100 km e 180 km, respectivamente.

Com potência de até 7.000 Watts, elas podem alcançar os 120 km/h Os preços sugeridos partem de R$ 20.490.

Há ainda o EV1, scooter lançado no início de 2020 com o sobrenome Sport. Com potência de 3.000 W, ele chega a 75 km/h e tem autonomia de até 180 km.

O pacote de equipamentos inclui entrada USB, conexão de smartphone por meio de Bluetooth e chave presencial. A tabela é de R$ 12.990.

Em maio, a empresa brasileira anunciou que recebeu um aporte de R$ 100 milhões. Com isso, promete erguer uma fábrica em Manaus e ampliar a oferta de modelos. Além disso, a empresa pretende aumentar a rede de concessionárias.

Shineray

Shineray
Foto: Divulgação

Da chinesa Shineray, que monta modelos no Polo Industrial de Suape (PE), a mais barata das três opções é a SE1, que vem com bateria removível de íons de lítio. O motor indutivo instalado na roda traseira gera 2.000 W de potência.

De acordo com a fabricante, após oito horas de recarga em tomadas convencionais, a autonomia chega a 80 km. A velocidade máxima é de 60 km/h e o preço é de R$ 9.900. Esse valor não inclui o frete que, de acordo com informações da empresa, varia de acordo com a região.

Energie

Energie
Foto: Divulgação

Também com estilo vintage, a Energie Mobi Super Soco TC lembra modelos dos anos 1950. A motocicleta produzida em São Paulo tem bateria de íons de lítio de 60V e motor Bosch de 1500 W de potência.

Segundo a marca, a velocidade máxima é de 75 km/h e a autonomia é de 60 km. Porém, com uma bateria extra, a autonomia pode chegar a 120 km.

A tabela é de R$ 21.900. De série há itens como iluminação full-LEDs, painel de LCD e suspensão traseira ajustável.

Muuv

Muuv
Foto: Divulgação

Além do simpático visual retrô, a Muuv Chooper SE tem banco com assento único, guidão alto e motor de 2000 W. Porém, a autonomia é de apenas 40 km. De série, há equipamentos como carregador para celular e alarme. O preço sugerido é de R$ 15.545.

A startup brasileira aposta também nos modelos Beach e Custom, com várias versões de acabamento. Nesse caso, os preços vão de R$ 10 mil a R$ 16 mil, de acordo com a empresa.

No caso da Chopper SE, a velocidade máxima é de 50 km/h, segundo dados da marca. O modelo é bem equipado e traz itens como farol de LEDs, conexão com celulares por Bluetooth e freios a disco nas duas rodas.

Mercado promissor

Voltz  evs
Foto: Divulgação

Embora as marcas maiores não ofereçam motocicletas e scooters elétricos no País, no exterior os lançamentos não param de chegar. Um dos maiores mercados desse tipo de modelo é a China. Não por acaso, a japonesa Honda escolheu o país vizinho para apresentar o U-BE.

No mercado chinês, o modelo, que tem autonomia para rodar até 80 km, é classificado como uma bike elétrica. O preço gira em torno dos R$ 2.500, na conversão direta, sem impostos. Ou seja, o equivalente ao valor de um iPhone 8 no Brasil.

A TE-1 é a primeira motocicleta 100% elétrica da britânica Triumph. Por ora, trata-se e um protótipo, mas a marca promete lançar a versão de produção até o fim deste ano.

Entre as marcas de luxo, a BMW é uma das que largaram na frente e apresentou, em julho, seu primeiro modelo elétrico de duas rodas. Batizado de CE 04, o scooter tem autonomia para rodar até 130 km.

A bateria é de 60,6Ah (equivalente a 8,9 kWh) e o motor – montado entre a bateria e a roda traseira – tem 31 kW de potência. Ou seja, cerca de 42 cv.

Por enquanto, a BMW não informou quando o modelo chegará ao Brasil. Porém, a filial brasileira da marca informou ao “Jornal do Carro”, do “Estadão” que não descarta essa possibilidade. Seja como for, isso não deve ocorrer antes de 2022.

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