27.7 C
Vitória
segunda-feira, 13 DE janeiro DE 2025

Mostra cultural inédita celebra o samba no Centro de Vitória

A primeira edição do “O Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba” acontece entre os dias 1 e 3 de dezembro com diversas programações

Por Ivi Rafaela

Filmes, shows de samba, exposições fotográficas e oficinas e rodas de conversas são algumas atrações do “O Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba”. Uma mostra cultura inédita para exaltar e comemorar o Dia Nacional do Samba. A primeira edição do evento é gratuita e acontece nos dias 01, 02 e 03 de dezembro na praça João Clímaco e na Casa da Música Sônica Cabral, no Centro de Vitória. Ao todo, serão mais de dez horas de programação, que inclui a exibição do jogo do Brasil na Copa do Mundo, na sexta-feira, dia 02.

Também na sexta-feira é comemorado o Dia Nacional do Samba. E o evento contará uma homenagem especial aos griôs e ciatas do samba local. Dois artistas da velha-guarda capixaba que merecem todo reconhecimento: Maria José Gegenheimer da Silva, a Zezé da Chega Mais, e Papo Furado, da Piedade. Será um encontro entre gerações com a apresentação dos mestres-sala e porta-bandeiras mirins, Yasmin Liz e Luan Gomes, da Piedade e Mariana Sales e Ricardo Berto da Escola Chega Mais, além da entrega do troféu-manifesto “Bamba Capixaba”.

A ação cultural defende a necessidade de fortalecer a produção artística do samba no Espírito Santo e o resgate dessa parte da identidade capixaba tão relevante, mas ainda tão pouco reconhecida. Afinal, mesmo sendo reconhecido pela Unesco em 2005 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e de ser um dos maiores símbolos da cultura brasileira e proporcionar entretenimento, inclusão social, geração de emprego e renda na economia criativa, o samba ainda sofre com a falta de fomento e políticas públicas para a preservação de memória.

- Publicidade -

Além disso, os visitantes poderão saborear delícias da feira gastronômica das Yabás, com as tradicionais comidas de rua e inspiradas na ancestralidade africana. A proposta é estimular a inclusão, a geração de renda e a preservação das culturas, tradições e valores das mulheres e negras no movimento do samba e cultura capixaba. O termo Yabás refere-se ao Yorubá, dialeto africano que, traduzida, significa, “mãe”, “senhora”, “aquela que alimenta seus filhos”. Na religião de origem africana, as Yabás são orixás femininos, representados por Oxum, Iemanjá, Iansã, Nanã, Obá e Ewa.

Mostra Multicultural

Seguindo a proposta do evento de pensar o futuro, a programação incluí bate-papos e palestras sobre memória, história e identidade do samba nacional e capixaba, com pesquisadores, moradores e líderes de comunidades envolvidos com o samba do Espírito Santo e do Rio. Na Mostra Audiovisual, serão exibidos 8 filmes com temáticas relacionadas ao mundo do samba. Os shows musicais, no total de 10, contemplarão a diversidade de diferentes gêneros do samba presentes no Espírito Santo.

A educação cultural é outro fator bem presente no evento. Oficinas de Interpretação de Samba-Enredo e Percussão de Bateria de Escola de Samba são algumas das ações. Bem como a “Oficina Petrobras Carnaval que Eu Quero Ver”, prática de cobertura de audiovisual para jovens de agremiações capixabas e público em geral interessado no tema. E uma exposição fotográfica sobre o carnaval de Vitória e a ancestralidade do samba, com foco na construção de memória.

Confira a programação:

Quinta – Feira| 1 de dezembro
10h – 10h50
Sessão de cinema para Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental
Público-alvo: de 11 a 14 anos. Vamos exibir três curtas-metragens sobre samba para o público infantil.
Local: Teatro da Casa da Música Sônia Cabral
13h – 17h
Oficina Petrobras Carnaval que Eu Quero Ver, sobre cobertura audiovisual, com o facilitador Felipe Amarelo
Local: Sala Criativa – 1º pavimento
13h30 – 16h30
Oficina de Percussão de Bateria de Escola de Samba, com Górgias Gomes (Percussionista Geral. Ritmista da Unidos de Jucutuquara ).
Local: Casa da Música Sônia Cabral.
17h – 18h30
Roda de conversa 1: Samba, subúrbio e subversão
Com Luiz Fernando (Velha Guarda da Unidos de Jucutuquara), Jocelino Junior (Instituto Raízes) e Sandra Oliveira (Coordenadora do Bloco Afro kizomba) e mediação Marcus Vinicius Santana (historiador capixaba). Nesta roda de conversa vamos refletir sobre como o samba é um elemento de resistência política, cultural e econômica, em especial, para as comunidades dos subúrbios brasileiro, e claro, capixaba.
19h – 19h40
Abertura Oficial da Mostra Samba que Eu Quero Ver com o Coral Jovem Vale Música cantando músicas em Homenagem a Cartola e outros sambistas de samba de raiz. A apresentação da abertura oficial será realizada pela multiartista Elaine Vieira.
Coral Jovem Vale Música, com canções em homenagem a Cartola. O grupo será acompanhado por Cecitônio Coelho (violão), Matheus Cutini (piano), Ricley Ribeiro (trombone) e Bruna Leite (percussão).
19h40 – 20h48
Mostra de Cinema – SESSÃO 1
Sobre: exibição do documentário “Cartola, Música para os Olhos”, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda  ( 85”, BRA, doc, 2007)
Sinopse: por meio de linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
21h – 21h40
Mostra de Cinema – SESSÃO 2
Sobre: exibição do filme “Espírito Samba”, do Instituto Raízes ( 40’35”,ES, doc, 2020)
Sinopse: Com produção do Grupo Raízes da Piedade e direção de Jocelino Júnior, o documentário “Espírito Samba” conta com depoimentos de jovens e guardiões do samba, apresentando as sensações, emoções e atuação no contexto das escolas de samba do Espírito Santo. A narrativa do vídeo valoriza a identidade juvenil do samba e as lembranças da velha guarda, que se tornaram referências para os sambistas capixabas.

Sexta-feira | 2 de dezembro
10h – 21h
Fotografia – abertura das exposições “Eu Sou o Samba”, com fotos de Zanete Dadalto (Arco Arte em Comunicação), fotógrafa proprietária do maior acervo de carnaval de Vitória, e “AXÉ”, de Márvila Araújo. As exposições ficarão durante um mês no equipamento cultural. As exposições ficam em cartaz na Casa da Música Sônia Cabral até o dia 30 de janeiro de 2023.
Local: Foyer Sônia Cabral.
10h – 12h
Roda de Conversa 2 –  Carnaval, a arte da reinvenção em tempos de comunicação digital, com Edson Guidoni (Direção de Carnaval na Mocidade Alegre – SP), Patrick Rocha (diretor de marketing da Liesge e diretor de Carnaval da MUG) Edson Neto (presidente da Liesge ) e mediação de Any Cometti (jornalista).
Local: Teatro da Casa da Música Sônia Cabral.
11h- 21h
Feira das Yabás
Local: área externa, na Praça João Clímaco. Das 11h às 21h.
12h – 13h30
SHOW 1 – Grupo Heptasopro (chorinho)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
13h – 16h
Oficina Petrobras Carnaval que Eu Quero Ver, sobre cobertura audiovisual, com o facilitador Felipe Amarelo. Obs.: devido ao jogo do Brasil neste dia, a aula terminará às 16h.
Local: Sala Criativa – 1º pavimento
14h – 16h
SHOW 2 – Samba Itinerante com Axel Fernandes (partido alto e samba de terreiro)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
16h – 18h
JOGO DO BRASIL (COPA DO MUNDO)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
18h30 – 20h
SHOW 3 – Kleber Simpatia e convidados (samba de raiz, samba-enredo e pagode)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
20h30 – 22h
SHOW 4 – Juana Zanchetta e banda (sambas e brasilidades femininas)
Local:  Tenda Samba, na Praça João Clímaco

Sábado | 3 de dezembro
10h – 12h
Roda de conversa 3 – Memória do Samba: tradição e história social, com Vinícius Natal (sambista, historiador e um dos maiores especialistas em samba do país) e Marcus Vinicius Santana (historiador e sambista capixaba), com mediação de Luiz Fernando (Velha Guarda da Unidos de Jucutuquara)
Local: Teatro da Casa da Música Sônia Cabral
11h – 21h
Feira Gastronômica das Yabás com expositores convidados
Local: Área externa, Praça João Clímaco
11h – 12h
SHOW 5 – Congo com Amores da Lua  
Local: Tenda Samba, Praça João Clímaco
12h – 13h30
SHOW 6 – Derengos (samba-rock)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
14h – 16h
SHOW 7 – Leozinho e Projeto Samba de Comunidade (roda de samba e pagode)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco
15h – 16h25
Mostra de Cinema – SESSÃO 3
Sobre: Exibição do filme “Damas do Samba”, de Susanna Lira (75’, RJ, doc, 2013)
Local: Teatro da Casa da Música Sônia Cabral
16h30 – 17h18
Mostra de Cinema – SESSÃO 4
Sobre: exibição dos curtas-metragens Rainha, O Senhor do Trem e Água de Cor, nos quais o samba ou seus personagens são os protagonistas das narrativas.
Local: Teatro da Casa de Música Sônia Cabral
16h30 – 18h
SHOW 8 – SambAdm (samba de roda e pagode brasileiro e capixaba)
Local: Tenda Samba na Praça João Clímaco
17h30 – 18h44
Mostra de Cinema – SESSÃO 5 “Anjo Preto”, de Gui Castor (74’, ES, doc, 2007)
Local: Teatro da Casa de Música Sônia Cabral
18h30 – 20h
SHOW 9 – Samba Crioulo (samba-raiz e pagode)
Local:  Tenda Samba na Praça João Clímaco
19h – 20h30
Mostra de Cinema – SESSÃO 6
“A Matéria Noturna”, de Bernard Lessa (89’, ES, fic, 2021)
Local: Teatro da Casa de Música Sônia Cabral
20h – 20h30
Homenagem ai Dia Nacional do Samba 
Local: Tenda Samba, Praça João Clímaco.
21h – 22h
SHOW 10 – Afro Kizomba (bloco de Carnaval)
Local: Tenda Samba, na Praça João Clímaco.

SERVIÇO
Samba que Eu Quero Ver – Mostra Cultural de Bamba Capixaba
Quando: 1, 2 e 3 de dezembro
Local: Casa da Música Sônia Cabral e Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Entrada gratuita

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -