23.9 C
Vitória
domingo, 19 setembro, 2021

Morre capixaba Mário Monjardim, dublador do Salsicha de ‘Scooby-Doo’

Capixaba Mário Monjardim morre decorrente de um AVC sofrido há mais de um ano.

Por Munik Vieira

Mário Monjardim Filho nasceu em Vitória, capital do Espírito Santo no dia 16 de Janeiro de 1935. Ele foi um ator, dublador e o maior diretor de dublagem de todos os tempos. O Monja, como era conhecido, foi a voz do famoso e histórico Pernalonga e também do Salsicha. Dos também conhecidos Capitão Caverna, Frangolino, do comediante Jerry Lewis e muitos outros personagens históricos.

Salsicha e Scooby eram inseparáveis nos desenhos, nos filmes e suas vozes também seguiram o mesmo caminho; Três dias depois de morrer Orlando Drummond e a voz do Scooby Doo, morre Mário Monjardim e a voz do Salsinha, aos 86 anos de idade, no dia 30 de Julho em sua casa no Rio de Janeiro, como decorrência de um AVC sofrido há mais de um ano. Mário e Orlando eram muito amigos e Mário, por muitos anos, foi diretor de Orlando Drummond e o convocou para dublar diversos personagens que todos nós conhecemos.

Pai do também diretor de dublagem Júlio Monjardim, primo do autor de novelas Jayme Monjardim, deixa a neta também dubladora, Giulia Monjardim, fruto do casamento do filho Júlio com Adriana de Abreu Rodrigues, irmã do cientista e jornalista Fabiano de Abreu Rodrigues; seu filho e sua neta seguem o legado deste que foi o dublador e diretor mais premiado e que mais dirigiu e dublou personagens na história do Brasil.

Mário Monjardim já dirigiu diversos atores como Rodrigo Santoro, Selton Mello e muitos outros grandes nomes da televisão brasileira. O dublador foi casado com Zoraida Barreto, parente do cantor Roberto Carlos, com quem teve os filhos Marcus, André, Júlio e Mário, estava recém separado da cantora Branca Monjardim.

Mário Monjardim começou a carreira em 1954 na Rádio Vitória, na capital capixaba. O artista teve passagem por programas da TV Globo como a primeira versão de Carga Pesada e os programas humorísticos Chico Anysio Show e Os Trapalhões, todos na década de 1980.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade