Escola irá transformar Sambão do Povo em palco para celebrar a obra do artista capixaba
A terceira escola a desfilar na sexta-feira (21), é a Mocidade da Praia, com o enredo: Alex Do Espírito Santo. O enredo é uma homenagem a um dos maiores ícones culturais do estado, Alexandra Lima.
Sendo consagrado como músico, cantor, compositor e instrumentista, Alex é considerado uma figura central na cena musical capixaba. Nascido em Vitória, criou o movimento Rockongo, mesclando o congo com o rock e gerando uma revolução cultural, além de ajudar no fortalecimento das raízes e com a identidade capixaba.
O desfile de 2025 procurará trazer esta história da perspectiva do próprio Alex, usando de base entrevistas e depoimentos de pessoas próximas ao musicista. A Mocidade da Praia nos promete uma visão das criações que imortalizaram o artista, através de sua mistura de ritmos e canções fortes, que refletiam as emoções do povo do Espírito Santo.
Ver essa foto no Instagram
O presidente da Mocidade da Praia, Luciano de Paula, comentou: “Escolhemos esse enredo porque Alex representa a força cultural do Espírito Santo. Ele é um exemplo de como a arte pode transformar e expressar nossa identidade. Sua música será sempre lembrada e nossa escola vai mostrar isso com todo o carinho e respeito que ele merece.”
O desfile será composto por 1000 componentes, divididos em 16 alas, 3 carros alegóricos, 1 tripé e 1 pede passagem. A Mocidade levará para a avenida um espetáculo emocionante em forma de homenagem, com a obra de Alex que, em azul, branco e rosa, ecoará pelo estado e pelo país.
A Mocidade da Praia, fundada em 1947 na Praia do Canto, se tornou oficialmente escola de samba em 1972. A agremiação conquistou no total 14 títulos, incluindo campeonatos. Em 2019, a Mocidade venceu o Grupo B, garantindo um retorno no grupo A depois de altos e baixos. Em 2024 conquistou o vice-campeonato, agora, mira no título em 2025.


Samba-enredo:
Em 23 de abril nasce mais um guerreiro
Vem de São Jorge sua força e devoção
Num quarto de vinil o sonho mais perfeito
As notas musicais te levam
Um combatente pelas ruas da cidade
Juventude à procura de uma luz na escuridão
Bate tambor no mundo afora
O Rockcongo é mistura desse chão
Joga a rede no mar, tem água de benzer
Olhando estrelas do céu, valeu a pena encontrar você
No gingado da casaca a guitarra dá o tom
Para Deus abençoar eu canto ao som da congada
Patrimônio dessa terra e orgulho capixaba
É “Dia D” ver nossa raiz
A vitória da cultura está aqui
Aonde você for eu vou pela vida inteira, compartilhando sonhos
Quando bate a lembrança eu me apego à sereia
Contemplando a paixão, boto os meus pés na areia
És artista imortal, sua história não se apaga
Aos amigos, gratidão pela linda caminhada
Da ilha a galera te chama e te abraça.
ÔÔÔÔ… É nessa toada que eu vou
Cantando samba no barco do amor
Mocidade ecoa seus encantos
Viva Alex do Espírito Santo!