A garantia do ministro dos Transportes foi dada à senadora Rose de Freitas nesta quarta-feira (22).
Líder do Governo no Congresso Nacional, a senadora Rose de Freitas (PMDB/ES) se reuniu nesta quarta-feira (22), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que garantiu a manutenção dos recursos para a continuidade das obras do Porto de Vitória, que hoje estão na fase de dragagem, quando são removidos os sedimentos. Durante a apresentação das demandas de infraestrutura do Espírito Santo, o ministro dos Portos garantiu que as obras terão continuidade.
O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luís Cláudio Santana Montenegro, esteve presente à reunião, a convite de Rose, e explicou que uma parte dos equipamentos utilizados na dragagem, importados da Nova Zelândia, já chegou, mas a outra parte que sofreu atraso por conta do mau tempo, deverá chegar nos próximos dias ao porto. Segundo Montenegro, a previsão é concluir o procedimento em outubro.
Ao todo, foram apresentados pelo presidente da Codesa cinco projetos de obras em andamento no Porto e Vitória, todos fundamentais para a economia capixaba. Além da dragagem, foi citada a transformação de duas estacas de atracação em um cais (prevista para ser concluída em julho de 2017); a instalação de radares de segurança marítima (um sistema de aproximação de embarcação por instrumento inédito no Brasil); e a reforma da entrada do Porto e vias de acesso, além do novo modelo de concessão da Ferrovia ES-RJ, que atende o porto.
Montenegro também alertou que a única ponte de acesso ao terminal encontra-se com a estrutura comprometida e, que, “em caso de colapso o acesso ao porto será bloqueado”. “Há um estudo em andamento sobre as condições dessa ponte, e o projeto deve ser concluído em 60 dias. Nós precisamos de no mínimo uma manutenção inicial para evitar que o prejuízo seja ainda maior para a nossa economia”, afirmou o presidente da Codesa.
Por outro lado, a reforma da entrada do terminal e suas vias de acesso não tem recurso assegurado. “Não há recurso previsto para esta obra no Porto, mas nós vamos brigar para garantir esse dinheiro. São obras fundamentais que vão modernizar o porto e garantir maior rentabilidade a economia do Estado”, ressaltou o ministro dos Portos.
A senadora Rose de Freitas avaliou positivamente o empenho do governo federal em assegurar os investimentos previstos para o Espírito Santo. “O ministro entrou recentemente neste quadro de crise nacional, mas está dispondo de toda a sua energia e capacidade de trabalho para nos ajudar. O povo do Espírito Santo não exige nada, mas pede tão somente essa parceria que o governo está oferecendo”, destacou.
Também participaram da reunião, o coordenador de Serviços Gerais da Codesa, Edward Freitas, o secretário de Fomento para Ações, Dino Antunes, e o assessor do ministério, Herik Lopes.
Fotos: Edson Leite/MT