A reunião deve acontecer em agosto, em Brasília, com a presença do governador Renato Casagrande e da autoridade portuária
Por Kikina Sessa
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho disse nesta quinta-feira (25), em visita ao Estado, que está acompanhando o problema logístico nos portos administrados pela Vports para atender a demanda dos setores de rochas, café e veículos e que em agosto vai fazer uma reunião para tratar do assunto. O ministro quer reunir em Brasília o governador do Estado, Renato Casagrande, e a direção da autoridade portuária responsável pela administração dos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho.
“Esse porto carece de uma atenção, para que a gente possa ampliar ainda mais os investimentos. Vamos identificar como o governo federal pode potencializar ainda mais. Para isso, vamos chamar a autoridade portuária para ajudar nesse imbróglio que está prejudicando a cadeia produtiva local”, disse o ministro.
Silvio Costa Filho veio ao Estado a convite do governador Renato Casagrande para fazer uma visita ao Aeroporto de Vitória e às obras do Porto da Imetame, em Aracruz.
“Vamos discutir investimentos que serão feitos nos próximos anos para fortalecer a infraestrutura aeroportuária. O Porto da Imetame é estratégico, multimodal e vai fortalecer a economia não só do Estado, haja vista a importância que tem o Espírito Santo hoje para o país, uma das economias que mais cresce no Brasil.”
Apesar de o Porto da Imetame receber investimentos de cerca de R$ 3 bilhões da iniciativa privada, o ministro disse que o governo federal tem trabalhado na requalificação da BR 101, nos projetos ferroviários do Estado e oferecido opções de empréstimos.
Aeroporto
Quanto ao Aeroporto de Vitória, que carece da ampliação de novas rotas, o ministro disse que faz parte dos planos do ministério ampliar a malha aérea do Estado. “Tenho conversado com a Zurich (empresa que opera o terminal), e ela tem dialogado com a Gol, com a Latam e com outras companhias aéreas. No ano de 2023 e 2024 nós praticamente não tivemos crescimento no número de passageiros aqui no Espírito Santo, mas a gente quer ampliar com novas rotas de voos”.
Na ocasião, o governador Renato Casagrande lembrou que o Executivo estadual reduziu o ICMS do querosene para atrair mais atividades aéreas e aumentar as operações no Espírito Santo.
O ministro disse também que o governador Casagrande já pleiteou a ordem de serviço para investimentos no Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, que é estratégico para o Sul do Estado.
Programa Voa Brasil
O programa de inclusão social da aviação civil brasileira decolou. O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, lançou nesta quarta-feira (24) o Voa Brasil. Destinado a todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independentemente da sua faixa de renda, que não tenham voado nos últimos 12 meses, o programa vai incluir no mercado doméstico um público que atualmente não voa, oferecendo bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho.
A expectativa do governo é incluir cerca de 1,5 milhão de novos brasileiros que ainda não tenham utilizado o modal aéreo para se deslocar pelo país. As aéreas deverão oferecer bilhetes ociosos durante os 12 meses do ano em diferentes rotas. Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
“O Voa Brasil Aposentados é o primeiro programa de inclusão social da aviação aérea brasileira. Estamos abrindo a possibilidade para que mais brasileiros possam viajar pelo país, fazer turismo ou reencontrar parentes. A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.