27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Ministério da Saúde visita o Espírito Santo em campanha nacional de combate à dengue

Ministério da Saúde realiza campanha nacional em combate à dengue, zika e chikungunya

Por Rafael Goulart

Diante da epidemia nacional de dengue o Ministério da Saúde está visitando diversos estados para oferecer apoio, capacitação e visitas técnicas nas unidades municipais e estaduais de atendimento à doença. Nesta quinta (23) o MS realiza uma visita no Laboratório Central do Estado (Lacen-ES).

- Continua após a publicidade -

O Espírito Santo registra mais de 45 mil casos acumulados de janeiro a 11 de março de 2023, sendo um dos estados mais atingidos pela dengue, zika e chikungunya, que são arboviroses causadas pelos vírus que usam o mosquito Aedes Aegypti como vetor de transmissão.

Além do Espírito Santo, o Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (COE) visita o Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Denv2

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) confirmou em fevereiro a circulação do DENV-2, conhecido como sorotipo 2 da dengue, no Espírito Santo. 

O DENV-2 é um dos quatro sorotipos de vírus da dengue e a circulação dele não era detectada desde 2019 no Estado. Entretanto, já havia sido detectado no último ano em circulação no País.

“A amostra é de um caso que teve início dos sintomas no último dia 19 de fevereiro e com coleta no dia 23. Finalizamos a liberação do laudo confirmando a DENV-2 no último sábado (25). Esta amostra em análise desenvolveu febre, cefaleia, mialgia, dor retroorbital e vômito, mas não precisou de internação”, explicou o diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

Risco maior

A volta da circulação do Sorotipo 2 do vírus da dengue aumenta o risco de uma epidemia já que o vírus da dengue, um vez contraído gera anticorpos para a vida toda. Com isso, os seres humanos só são capazes de contrair cada um dos quatro sorotipos da dengue uma vez na vida, ou seja, cada pessoa só terá dengue quatro vezes na vida toda, a menos que uma nova cepa se espalhe.

No Brasil só há registro de circulação de três cepas, porém nos últimos anos o DENV2 não estava circulando, ou seja, poucas pessoas estão imunizadas  devido ao contato com essa cepa, sejam as pessoas que entram em contato e desenvolvem a doença ou as que acabam por não apresentar sintomas graves.

Essa falta de imunidade da população influencia em todo o ciclo de proliferação da doença, já que o vetor, o mosquito Aedes Aegypti, encontrará mais hospedeiros infectados e depois de adquirir o vírus ao picá-lo, encontrará mais hospedeiros sem imunidade.

Visitas Técnicas do Ministério da Saúde

Ao longo de 2023, o Centro de Operações de Emergências (COE) Arboviroses, do Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realizará, entre as ações de enfrentamento à dengue, chikungunya e Zika no território brasileiro, visitas técnicas em estados cujo cenário epidemiológico se mostra de preocupação.

Há planejado o apoio local aos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Espírito Santo. A equipe já esteve em apoio local no estado do Paraná. Entre os objetivos das vistas, têm-se:

– Apoio técnico ao Estado para enfrentamento do cenário epidemiológico de aumento de casos de dengue e chikungunya;

– Realização de visitas técnicas aos municípios com maior número de casos;

– Realização de visitas técnicas nas unidades de saúde que recebem o contingente de pacientes;

– Capacitação de profissionais de saúde em relação ao manejo clínico das arboviroses;

– Reunião técnica a respeito dos determinantes para óbito por arboviroses e discussão de óbitos em investigação;

– Realização de visitas técnicas relacionadas ao controle do vetor.de visitas técnicas nas unidades de saúde que recebem o contingente de pacientes;

– Capacitação de profissionais de saúde em relação ao manejo clínico das arboviroses;

– Reunião técnica a respeito dos determinantes para óbito por arboviroses e discussão de óbitos em investigação;

– Realização de visitas técnicas relacionadas ao controle do vetor.

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA