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sábado, 5 DE outubro DE 2024

Mês das mães teve mais viagens e compras online

Pesquisas apontam mudanças no comportamento de consumo dos capixabas

Por Redação

Ao analisar pesquisas divulgadas pelo IBGE referentes ao mês de maio de 2024: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e Índice de Atividades Turísticas (Iatur), o Connect Fecomércio-ES constatou mudança no comportamento dos consumidores capixabas no mês das mães, com crescimento do e-commerce e do turismo.

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O volume de atividades turísticas no Espírito Santo atingiu seu maior patamar (97,7) desde outubro de 2023 (98,5). Os dados do Iatur também revelaram que o turismo capixaba apresentou a maior taxa de crescimento em um mês (+3,2%), entre os 12 estados contemplados pelo índice.

A pesquisa mostra uma queda no nível de preços dos principais produtos turísticos no Espírito Santo, com destaque para a redução nos preços das hospedagens (-1,05) e dos pacotes turísticos (-3,52%), o que pode ter contribuído para o bom desempenho do setor. No geral, a variação acumulada dos níveis de preços na Grande Vitória é menor que a observada no Brasil em 2024.

Comércio eletrônico

O impacto das compras online e a crescente popularidade do comércio eletrônico tem chamado a atenção dos empresários capixabas. O mês de maio é uma data festiva muito relevante para o varejo, sendo considerada o Natal do 1º semestre. Diferente do que se esperava, o relatório mostra que houve uma queda no desempenho do varejo, especialmente das vendas nas lojas físicas.

Segundo a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, muitos consumidores podem ter aproveitado as ofertas e comodidades proporcionadas pelas plataformas digitais, reduzindo o fluxo de clientes nas lojas tradicionais. 

Ana Claudia Globério, vice-presidente do Sindilojas de Vila Velha, tem a mesma percepção. “O consumidor da nova geração mudou muito de hábitos, são extremamente mais flexíveis. Aquele efeito que se tinha da vitrine, da compra por impulso, diminuiu muitíssimo, porque a compra por impulso migrou para a internet”, afirma.

No Espírito Santo, o grupo de Serviços de Transportes apresentou um acentuado crescimento em maio, de 14,7% no comparativo anual, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Também foi o grande destaque no acumulado de 2024 com alta de 12,0%.

“O crescimento do e-commerce no Dia das Mães também pode ter influenciado nesse bom desempenho dos serviços de transportes. Para garantir a entrega dos produtos adquiridos pelos meios digitais, movimenta-se esse grupo de serviços”, explica a gestora do Connect Fecomércio-ES.

O volume de serviços no Espírito Santo registrou um crescimento acumulado de 4,2% no ano, o dobro da média nacional, que foi de 2,0%. Nos meses de março, abril e maio, o volume de serviços registrou número-índice com o maior patamar do setor no Estado desde julho de 2013, ou seja, há mais de 10 anos.

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