21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Melhor padeiro e o melhor confeiteiro do mundo participam da PanShow Gastronomia

Feira de panificação acontece na sede do Sindipães, em Vila Velha, de quinta-feira (20) a sábado (22) com degustação, feira de negócios e atrações musicais

Por Redação

Luiz Farias, eleito o melhor confeiteiro do mundo; Rogério Shimura, eleito o melhor padeiro do mundo; Abner Columbati, eleito o melhor chef chocolatier do Brasil são presenças confirmadas na PanShow Gastronomia que começa quinta-feira (20), em Vila Velha. O evento, que vai até sábado (22), tem entrada gratuita. Na programação, constam aula-show, palestras, oficinas técnicas voltadas para o setor gastronômico, exposição de equipamentos e premiações.

- Continua após a publicidade -

A PanShow Gastronomia tem a finalidade de promover o desenvolvimento, a capacitação técnica e a interação entre os profissionais e empresas da área. O propósito é oportunizar desde os pequenos empreendedores até as grandes indústrias do segmento, promovendo conhecimento e negócios. Além disso, o evento vai revelar talentos com o concurso do melhor pão francês, melhor pizza e melhor bolo confeitado capixaba. 

Temas como o processo de fermentação do cacau sustentável e o impacto no sabor do chocolate, tendências da panificação e confeitaria no Brasil, além dos pilares para uma operação mais lucrativa e autogerenciável fazem parte da programação. Entre os nomes reconhecidos nacional e internacionalmente que estarão presentes, está Mara Cake, realizadora da maior feira de confeitaria da América Latina.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), Ricardo Augusto Pinto, a PanShow vem para conectar todos os envolvidos na cadeia de Panificação e Confeitaria do Estado. “Com uma proposta inovadora voltada para o empreendedor e espaços interativos pensados para os consumidores, a PanShow edição 2024, vai proporcionar conhecimento e novidades para os participantes”, disse o presidente do Sindipães. 

O presidente da Associação da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães), Manoel Almeida Júnior, mais conhecido como Júnior Jodima, ressaltou a importância da sinergia e união de todo o setor neste momento. Destacou que a PanShow é um local de oportunidades, além de proporcionar debates de temas importantes para a indústria de panificação.

“Nosso objetivo é promover, junto com todos os envolvidos, uma panificação forte. Vamos trabalhar por padarias e fornecedores mais estruturados. Por isso, a PanShow acontece com muitas novidades e a finalidade é ajudar o empreendedor a inovar e fazer negócios”, finalizou o presidente da Aipães. 

O presidente do Instituto Panela de Barro, chef Alessandro Eller, disse que essa é a sétima edição da PanShow Gastronomia, que se consolida como o maior evento da panificação e confeitaria do Espírito Santo.

“O evento vai reunir grandes nomes que vão debater as tendências do setor. Também conta com uma feira de equipamentos e produtos que vai mostrar o que existe de mais atual na panificação e confeitaria no mundo. Sem contar do concurso que celebra a arte de fazer pão, pizza e bolo, revelando o melhor pão francês, a melhor pizza e o melhor bolo confeitado do nosso Estado, valorizando o ofício desses profissionais. O evento, sem dúvida, está na vanguarda da panificação e confeitaria do Estado”, concluiu Eller, frisando que o Espírito Santo é o único estado com um curso superior de panificação no País. 

PanShow Gastronomia
Quando: de 20 a 22 de junho 
Local: Sindipães – Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha
Entrada gratuita

Programação

Quinta-feira (20 de junho)

09h – Início do concurso do Melhor Pão Francês.
14h – Solenidade de abertura – Auditório.
15h30 – Arena 1: Aula-Show – Pão Caseiro com a Mistura para Pão Caseiro Regina – Chef Adenailton Xavier (Consultor Técnico da Buaiz Alimentos).
15h30 – Arena 2: Aula-Show – Processo de Fermentação do Cacau Sustentável, e o impacto no Sabor do Chocolate – Chef Abner Colombati da Puratos/SP Produtos.
17h – Auditório: Palestra – “Tendências da panificação e confeitaria no Brasil” – Chef Luiz Farias da Ireks/Amares.
18h – Auditório: Palestra “Pilares para uma operação mais lucrativa e autogerenciável” – Paula Ardanza.
19h – Auditório: Final do concurso do Melhor Pão Francês – Edição 2024.
20h – Encerramento da Mostra de Fornecedores e Programação Técnica e Início da Programação Musical.
22h – Encerramento do Evento.

Sexta-feira (21 de junho)

09h – Início do concurso do Melhor Bolo Confeitado
14h30 – Arena 1: Aula-show – Receitas Geladas Internacionais – Chef Jeferson Santana da Festipan.
14h30 – Arena 2: Aula-show – Torta Mousse de Chocolate com Frutas Frescas – chef Léo Cereja.
14h30 – Centro técnico: Aula – Baguetes Saborizadas com a Farinha de Trigo Regina – chef
Adenailton Xavier (Consultor Técnico da Buaiz Alimentos).
16h – Arena1: Aula-show – Pão de Nossa Senhora da Penha – Chef João Medeiros do Moinho Rosa Branca.
16h – Arena 2: Aula-show – Torta de Brownie – Chef Evelize Fraga.
16h – Centro técnico – Aula-show -Domine a arte do Levain, o coração de todo pão artesanal com o Chef Gugel Padeiro Artesão.
17h – Auditório: Palestra “Tendências da Confeitaria no mercado atual” – Mara Cakes e Participação da Chef Andréa Souto.
19h – Final do “Concurso do Melhor Bolo Confeitado – Edição 2024”.
20h – Encerramento da Mostra de Fornecedores e Programação Técnica e Início da Programação Musical.
22h – Encerramento do Evento.

Sábado (22 de junho)

14h30 – Arena 1: Aula-show – Pão na Gastronomia – Chef Juarez Campos.
14h30 – Aren 2: Aula-show – Bolo Gelado de Pistache com Limão – Chef Virgínia Fiorese.
14h30 – Centro Técnico: Aula-show – Cafés Especiais: Métodos de Extração, Sabores e Aromas.
16h – Arena 1: Aula-show – Mais lucratividade e menos desperdício com Finalização de produtos sob demanda – Chef Júlio Storck e Ângelo Souza Diretor da Prática Equipamentos.
16h – Arena 2: Aula-show – Brote e suas variações de Sabores – Chef´s Eduardo Ferrugine e Camilla Berger.
16h – Centro técnico: Aula-show – Calzone com a Farinha de Trigo Regina para Pizza com massa Madre – Genilson Pereira – Chef e Consultor Técnico da Buaiz Alimentos.
17h – Auditório: Painel Padaria do Futuro: Tendências, Inovação e Sucessão – Ricardo Augusto – Presidente do Sindipães, Paulo Menegueli – Presidente da ABIP, Abraão Dantas – Diretor da Trigo Mais e Marcelo Molinaroli – Top Padaria. Mediador Chef Alessandro Eller.
19h – Auditório – Final do Concurso da Melhor Pizza – Edição 2024.
20h – Encerramento da Mostra de Fornecedores e Programação Técnica e Início da Programação Musical.
22h – Encerramento do Evento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA