27.6 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

Malária: 117 casos confirmados no Espírito Santo

Leia Também

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Novo coronavírus: 96 casos confirmados no Espírito Santo

O Espírito Santo já registra 97 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), sendo que um deles é de um paciente do Rio de Janeiro.

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

No Noroeste do Estado, os casos continuam subindo. Já foi registrada uma morte por causa da doença

O número de casos de malária no Espírito Santo já é considerado alarmante. Já foram registrados 117 casos, sendo  95 em Vila Pavão, e 22 em Barra de São Francisco. As prefeituras dos municípios estão fazendo uma força-tarefa, a fim de reduzir os casos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), novos kits com 500 testes rápidos de malária, e uma remessa de medicamentos enviada pelo Ministério da Saúde, foi enviado aos municípios que sofrem com o surto. Os kits são suficientes para tratar 350 pacientes.

Apesar de uma senhora de 82 anos ter sido diagnosticada com a doença em Vila Velha, é importante destacar que não há nenhuma suspeita de caso na Grande Vitória.

Uma pessoa já morreu devido à doença. A vítima é Ailton Pereira da Silva, de 76 anos.

Situação de emergência

A Prefeitura de Vila Pavão decretou situação de emergência no dia 7 de agosto, e criou até uma Sala da Situação. O objetivo é monitorar as ações administrativas de combate à doença. Repelentes começaram a ser distribuídos gratuitamente na região.

Os agentes passam o produto nas casas e até nos quintais, para acabar com o mosquito Anopheles Stephens, que transmite o protozoário causador da doença.

As ações de combate à doença estão concentradas em cinco comunidades. Vila Pavão, Barra de São Francisco, Vila Valério e Ecoporanga montaram uma força-tarefa para bloquear a doença, com o uso de carros fumacê e orientações à população.

Doença

A Malária é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles Stephensi. Também é conhecido como mosquito prego, infectada por plasmódio, um tipo de protozoário.

Os sintomas são febre alta, calafrios, tremores, sudorese (suor) e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. Muitas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas mais característicos, têm náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Se não tratada, a malária pode evoluir para forma grave e para óbito. A maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Tratamento

Existe a vacina para combater a doença, e o paciente também recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.

Para a cura, depende de vários fatores como idade do paciente, o tipo de protozoário, problemas de saúde, entre outros. Mas sendo tratada desde o início as chances de recuperação são altas.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.
Continua após publicidade