32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Linhares entra para o rol de cidades com coleta seletiva

Linhares entra para o rol de cidades com coleta seletivaCidade inaugura projeto de gestão de resíduos em parceria do poder público com iniciativa privada e terceiro setor
São Paulo 21.05.2012 – O município de Linhares, no Espírito Santo, entrou para o seleto grupo de cidades brasileiras com um programa de coleta seletiva de resíduos sólidos domésticos. A cidade, que possui 142 mil habitantes e é um dos principais polos de desenvolvimento econômico do estado, inaugurou no dia 16 de maio, última quarta-feira, o CRIAR – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação – projeto resultado de uma junção dos esforços da prefeitura com a SABB Coca-Cola, Instituto Coca-Cola, Vital Engenharia Ambiental, Instituto Doe seu Lixo e demais parceiros.

Pautado pelas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o CRIAR contou com investimento de aproximadamente R$ 300 mil. Com tecnologia diferenciada, o projeto coloca Linhares como um modelo a ser seguido por todo o estado do Espírito Santo, e por outras cidades brasileiras, na gestão de resíduos, unindo esforços do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade. Entre os objetivos primordiais do CRIAR está a capacitação dos catadores de resíduos, que passarão a trabalhar organizados em cooperativa, na nova central de triagem capaz de separar 160 toneladas de resíduos ao mês. “A SABB Coca-Cola tem o orgulho de fazer parte desse projeto, contribuindo com um aporte financeiro de R$ 200 mil. Esperamos levar este mesmo formato de gestão de resíduos para outras cidades onde estamos presentes, como Fazenda Rio Grande, no Paraná”, diz Mauro Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da empresa. A SABB Coca-Cola é a gestora da fábrica Sucos Mais que emprega diretamente 1% da população de Linhares.

- Continua após a publicidade -

O projeto já começa a funcionar na cidade com mais de 30 catadores cadastrados. O espaço da central de triagem, que conta com salas para treinamento, refeitório e vestiários, vai dar mais dignidade ao trabalho dos catadores e suas famílias. A esteira na qual os resíduos serão depositados para serem separados recorre a uma tecnologia que modula a velocidade de circulação do material, facilitando o trabalho destes agentes. “Essa é uma tecnologia de ponta, utilizada em países onde a indústria da reciclagem já é madura”, diz Fabiano Rangel, gerente de sustentabilidade de SABB Coca-Cola.

Dentro do projeto, o trabalho dos catadores será complementado com a coleta em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), dispostos em locais estratégicos da cidade, e com a coleta porta-a-porta, realizada com veículos fornecidos pela Vital Engenharia Ambiental, outra parceira do projeto.
O evento de inauguração contou também com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e com o prefeito da cidade, Guerino Luiz Zanon. Ambos defenderam a evolução do CRIAR a um patamar de autogestão, assegurando mais autonomia aos catadores, com a supervisão do poder público. “O CRIAR é um sonho da nossa cidade, um projeto no qual estamos trabalhando desde 2009”, disse Zanon no momento da inauguração.

Segundo o governador, oito dos 78 municípios do Espírito Santo contam com programas de coleta seletiva.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA