26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Líderes industriais do Espírito Santo são homenageados

Os líderes indústrias do Espírito Santo receberam o reconhecimento da Findes durante o encontro anual do setor

Por Amanda Amaral

Os líderes do setor industrial capixaba foram homenageados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) em razão de suas contribuições para o mundo empresarial. O Encontro da Indústria aconteceu na quarta-feira (30), em Vitória.

- Continua após a publicidade -

Neste ano, a medalha Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) foi entregue para o especialista dos setores florestal e de celulose e papel, Carlos Augusto Lira Aguiar. O deputado federal, Evair Vieira de Melo, recebeu a homenagem Mérito Industrial.

As medalhas Mérito Sindical foram recebidas pela presidente do Sindicato das Ind[ustrias de Extração de Pedreiras e Areia do Espírito Santo (Sindipedreiras), Alexandra Machado Gomes, e pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do. Espírito Santo, Ed Martins André.

Já a medalha Mérito Empreendedor foi entregue a Rubia Karla dos Reis Zanelato, diretora da Kemp Engenharia, e para Paulo Roberto Gonçalves Pereira, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, Balas, Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Espírito Santo (Sindicacau) e CEO do Espírito Cacau.

Potencial da indústria

Durante o evento, a presidente da Findes, Cris Samorini, destacou que essa é uma forma de reconhecer as lideranças que trabalham para construir um Espírito Santo melhor, pessoas com as quais a indústria tem um importante diálogo.

Ela citou que mesmo em meio a desafios, essas lideranças se dedicam para o desenvolvimento industrial e não medem esforços para o setor crescer. Mas pontuou que o olhar para o potencial da indústria não deve se restringir a elas, que mais atores, principalmente os gestores públicos, devem enxergar valor na indústria e construir caminhos para fortalecê-la.

“Não podemos aceitar a falta de planejamento, a falta de uma política pública robusta e bem estruturada para o setor industrial, seja no âmbito federal ou no estadual. E se olharmos para o potencial do nosso Estado, olhar para como a indústria vem se destacando e realizando novos investimentos, esse planejamento se faz ainda mais necessário. Temos muito a construir para alcançarmos um Estado e um país mais fortes. E não tenho dúvidas de que a indústria é grande protagonista neste processo. O nosso setor pode ser o principal responsável por garantir a retomada da economia e o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou Cris Samorini, presidente da Findes.

líderes industriais do Espírito Santo
Cris Samorini, presidente da Findes, acredita que o setor industrial pode garantir a retomada da economia do Brasil. Foto: Divulgação/Findes

Entregas e resultados

A presidente pontuou ainda em sua fala que a Findes teve um ano produtivo, com muitas entregas e excelentes resultados, todo esforço em um propósito: transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo.

“A Federação vai continuar atuando para fazer com que todo o potencial da nossa indústria seja aproveitado e se reverta em empregos, em oportunidades, em renda e em desenvolvimento para o Estado e para o Brasil. E é fundamental que todos os atores locais e nacionais enxerguem e trabalhem nesse sentido”, completou Cris Samorini.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente na solenidade e frisou em seu discurso que um país não tem soberania nacional sem uma indústria forte. “A pandemia mostrou que passamos a depender de vários outros setores e diversos países, como China e Itália, e nós sabemos que para sermos soberanos, precisamos ter indústria forte. Quero reafirmar meu compromisso nos próximos quatro anos, com um diálogo permanente com as entidades e sindicatos aqui presentes. Nos manter como um Estado equilibrado, organizado, e como grande referência de políticas públicas”.

Conheças os homenageados no Encontro da Indústria 2022:

Medalha do Mérito Sindical

Ed Martins (presidente do Sindirochas)
Alexandra Machado Gomes (presidente do Sindipedreiras)

Medalha do Mérito Empreendedor da Indústria

Rubia Karla dos Reis Zanelato (diretora da Kemp Engenharia)
Paulo Roberto Gonçalves Pereira (presidente do Sindicacau e CEO do Espírito Cacau)

Medalha do Mérito Industrial

Evair de Melo (deputado federal)

Ordem do mérito industrial da CNI

Carlos Aguiar (profissional dos setores florestal e de celulose e papel)

Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA