O leite e a carne bovina podem sofrer novo aumento de preço em breve. O consumidor, que já encontra esses produtos com preços mais “salgados” nos supermercados do estado, podem ter que pagar ainda mais para adquirir esses produtos.
Quem faz o alerta é o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider. Ele explicou que a demanda de carne bovina para exportação está alta e que por conta da desvalorização do real, é mais vantajoso para o produtor vender para o mercado internacional. “Quem determina o preço é o mercado. Os países que não produzem carne bovina compram dos frigoríficos do Brasil”, disse Hélio.
Além disso, em abril começa o período de entressafra, pois nos meses de temperatura mais baixa a pastagem fica prejudicada.
Da mesma forma, segundo Schneider, a produção do leite pode ficar aquém da necessidade do mercado, o que resultaria em possível aumento de preço para o consumidor. “Estamos vendo os altos custos da alimentação do gado leiteiro. O preço elevado dos grãos está encarecendo a produção do leite”.
Mas o superintendente da Acaps disse que os consumidores não precisam se preocupar, pois não haverá escassez ou falta desses produtos.