A Lei, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini, foi sancionada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande
Por Josué de Oliveira
O governador Renato Casagrande sancionou a Lei que libera que o consumidor possa fazer registros fotográficos ou filmagens dentro dos supermercados do Espírito Santo.
Segundo o autor do projeto, o deputado estadual Fabrício Gandini, a proibição de fotografar e filmar, desde que não seja com equipamento profissional, fere o Código de Defesa do Consumidor.
“Referida prática se mostra totalmente desarrazoada e manifestamente abusiva, eis que viola o direito do consumidor em registrar quaisquer irregularidades existentes no interior dos estabelecimentos, ficando impossibilitado de constituir qualquer espécie de prova ou mesmo exercer seu direito de cidadania ao fiscalizar a correta e regular prestação dos serviços”, justificou o parlamentar.
- Hábitos de consumo mudam na pandemia e delivery de supermercado cresce
- Consumo em supermercados cai 1,15% em julho, diz Abras
Pela proposta aprovada na Assembleia, o estabelecimento que se negar a cumprir a Lei estará sujeito às seguintes sanções: multa, suspensão temporária de atividade, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade e interdição total ou parcial do estabelecimento.
Mas o governador vetou as últimas duas penalidades, deixando mantida apenas a multa para quem descumprir a determinação.