24.9 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Violonista capixaba é finalista do Music International Grand Prix

O músico Moacyr Teixeira Neto compete na categoria cordas nos dias 26 e 27 de abril com dois chineses e um americano em Nova Iorque

Por Mariah Friedrich

O violonista capixaba Moacyr Teixeira Neto foi selecionado para fase final do Music International Grand Prix (MIGP), um concurso internacional de música clássica que reúne expoentes de várias partes do mundo. O músico se apresentará em Nova Iorque, nos EUA, nos dias 26 e 27 de abril, competindo com dois chineses e um americano na categoria cordas adulto.

- Continua após a publicidade -

A seleção começou em novembro do ano passado, sendo a primeira prova através de vídeo
para seleção dos semifinalistas. A prova semifinal aconteceu em fevereiro deste ano, também através da plataforma Zoom, por onde Moacyr se apresentou para a banca de jurados a peça Koyumbaba, do compositor turco Carlo Domeniconi.

Moacyr conta que tem realizado uma preparação intensiva desde novembro e escolheu um repertório especial para impressionar os jurados. “Eu decidi por uma obra clássica, de um compositor espanhol chamado Fernando Sor, um grande solo com quase 10 minutos de duração, bem desafiador com partes bem virtuosísticas”, compartilha o músico, que completou 35 anos de carreira em 2023.

O violonista também destacou a tradição do Espírito Santo no violão. “Vem desde o trabalho do Maurício de Oliveira, talvez o nosso maior representante, que nos deixou em 2009. Eu sempre faço questão de mostrar e enaltecer essa tradição de um estado que sempre revelou talentos para o violão instrumental”, comentou Moacyr.

O músico também enfatizou a importância de eventos como o Festival Internacional de Violão, que acontece entre os dias 4 e oito de junho, reunindo músicos do Brasil e de vários países em atividades distribuídas em Vitória, Vila Velha e Guarapari.

Fundado em 2020, o MIGP está em sua 4ª temporada e ocorre tanto em formato presencial quanto virtualmente, através do Zoom. A competição atrai talentos de todo o mundo em diversas categorias, incluindo Voz, Piano, Cordas, Sopros e Metais, Conjuntos e Composição Original.

O concurso é reconhecido por oferecer uma plataforma para músicos demonstrarem seu talento, receber feedback, ganhar exposição internacional e ter a chance de receber premiações em dinheiro.

Os vencedores terão a oportunidade única de se apresentarem no prestigiado Merkin Hall, localizado no Kaufman Music Center em Nova York, a apenas um quarteirão do Lincoln Center. Além disso, mais de $15.000 em prêmios em dinheiro e $20.000 em bolsas de estudo são concedidos a cada temporada para impulsionar a carreira dos músicos vencedores.

Turnê nacional com estreia em Vitória

Ainda neste mês, o capixaba estreia em Vitória a turnê “Um Violão in Concert”, na próxima terça (26), às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, localizada no Centro de Vitória, com entrada franca.

Moacyr receberá no palco convidados como o violonista Fabiano Mayer, que integra junto com ele o Duo Teixeira-Mayer e um quarteto de cordas formado por músicos convidados da OSES. Após o concerto na capital, o músico se apresenta no Rio de Janeiro e em Salvador.

Os vencedores terão a oportunidade única de se apresentarem no prestigiado Merkin Hall, localizado no Kaufman Music Center em Nova York, a apenas um quarteirão do Lincoln Center. Além disso, mais de $15.000 em prêmios em dinheiro e $20.000 em bolsas de estudo são concedidos a cada temporada para impulsionar a carreira dos músicos vencedores.

Serviço:

Turnê “Um Violão In Concert”
Terça-feira (26), 19h
Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo – Centro, Vitória
Entrada gratuita

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -