“Julho Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais
Por Rafael Goulart
A Secretaria da Saúde (Sesa) aderiu à campanha “Julho Amarelo” que visa conscientizar a população sobre as hepatites virais, principalmente sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.
A hepatite é a “inflamação do fígado” e pode ser provocada por diversos fatores, como doenças crônicas, uso de medicamentos, patógenos ou abuso de bebida alcoólica.
Já a hepatite viral, é a inflamação hepática (A, B, C, D e E) causada por uma infecção viral e que geralmente evoluem silenciosamente (sem apresentar sintomas graves) para um quadro mais grave, como câncer hepático ou cirrose.
No Espírito Santo, de 1º de janeiro a 25 de junho de 2023, foram notificados 154 novos casos de Hepatite B e 92 novos casos de Hepatite C. Em todo o ano de 2022, foram 264 novos casos de Hepatite B e 189 de Hepatite C.
“As hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos compartilhados como agulhas, seringas, lâminas de barbear ou depilar ou escova de dentes. A hepatite B também é transmitida pela relação sexual e de mãe para filho durante a gestação. É importante que a população se vacine contra a hepatite B, use preservativos nas relações sexuais, não compartilhe objetos de uso individual e só faça tatuagens ou instalação de piercings em locais vistoriados pela Vigilância Sanitária”, informou o coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, Marcos Leal.
O profissional salientou também sobre o diagnóstico e o tratamento. “Os exames para diagnóstico das hepatites estão disponíveis nas Unidades de Saúde e o tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde”.
Brasília
Foi publicado nesta terça-feira (04) no Diário Oficial da União, a sanção do presidente Lula para celebração do Julho Amarelo, que contará com iluminação amarela em prédios públicos, palestras e atividades educativas, eventos e campanhas de conscientização e prevenção das hepatites virais.
Com a entrada em vigor da nova lei, as ações serão anuais, com o objetivo de aumentar o número de pessoas diagnosticadas, além de tratadas e curadas, já que a hepatite tipo C tem cura.
Em 28 de julho será celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”.
O objetivo da entidade é erradicar até 2030 as infecções por hepatite B e C.
Municípios
Durante todo o mês de julho, os municípios capixabas terão uma programação própria com a realização de ações de testagens rápidas de hepatites B e C, sífilis e HIV e aconselhamento.
Ao longo da campanha, também serão ofertados preservativos, panfletos e encaminhamento para imunização contra as hepatites A e B. Verificar programação junto às secretarias municipais de saúde.
Prevenção
- As hepatites A e E são transmitidas pelo contágio fecal-oral, por isso é importante a boa higiene pessoal e dos alimentos.
- As hepatites B, C e D podem ser transmitidas por contato com sangue contaminado
- As hepatites B e D podem ser transmitidas por relações sexuais sem preservartivo
- A vacinação é a principal prevenção à hepatite B, e também protege contra a hepatite D. Há ainda a vacina para prevenção a Hepatite A, que é indicada para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos.