Presidente da Lorenge, José Élcio Lorenzon, conta a respeito do curso de capacitação para carpinteiros e pedreiros que a Lorenge, em parceria com o Senai, disponibilizou para os funcionários.
Como surgiu a iniciativa e qual o objetivo do curso?
O investimento em recurso humano é uma vertente que a Lorenge tenta alcançar ao longo dos anos. A necessidade de formar pessoas se evidencia cada vez mais no nosso segmento de mercado, a construção civil. O segmento precisa de pessoas com conhecimento, dado a evolução tecnológica aplicada na construção civil hoje. Não é possível ter um bom profissional, pedreiro ou carpinteiro, se ele não conhece um ângulo reto ou uma regra de três. No passado, os serviços eram a base manual. Hoje, essas funções, pedreiro e carpinteiro, utilizam equipamentos que necessitam de interpretação, e esses requisitos só são encontrados em um banco escolar.
A iniciativa, além da necessidade estrutural, que eu acabo de dizer, ela se respalda em um ponto básico, que é custo que uma empresa tem para recrutamento e seleção de um novo empregado, tornando-se mais producente treinar os que se já tem. Esse trabalho como um todo, veste o mandamento da cidadania. Significa, portanto, uma ação que todo empresa deveria ter.
Como funcionou o curso?
O curso conteve aulas práticas e teóricas, tudo acontecendo no cenário da empresa. O professor veio por um parceria da Lorenge com o Senai. Ao todo, foram 40 profissionais. Durante a noite, os alunos tinham as aulas teóricas e durante o dia, em seu horário de trabalho, eles exercitavam o que tinham aprendido na noite anterior.
O que esse curso significa, para os alunos e para a Lorenge?
Para esses alunos, quando a empresa apresenta essa oportunidade, ela está sendo reconhecido pelo trabalho que faz todos os dias. Para eles, a empresa é um meio pelo qual ele tem garantida a sua longevidade e suas economias. O funcionário se sente seguro, pois a empresa o tem como conhecimento de base. Para a empresa, a importância desse curso é que além do aspecto social, o índice de rotatividade é diminuído, e o resultado econômico financeiro é melhor.
A Lorenge já planeja a criação de novos cursos?
Nós ficamos muito satisfeitos e devido a isso, vamos iniciar outro curso de capacitação para carpinteiros e pedreiros em breve. Inclusive, nós já estamos catalogando as próximas turmas. O curso terá o mesmo molde do primeiro, pois p resultado foi muito proveitoso e satisfatório.
Além desses cursos, a Lorenge mantém em treinamento interno, nos próprios canteiros, mais de 50 pessoas em treinamento. De acordo com o tempo, elas vão migrando de funções simples, para funções mais completas.