Destino combina história, cultura, natureza e hospitalidade no Caparaó Capixaba
Por Mariah Friedrich
Irupi, localizada na Região do Caparaó, ao sul do Espírito Santo, é um destino que encanta por seus atrativos naturais, culturais e históricos. A aproximadamente 190 Km da capital capixaba, o município faz parte da Rota Imperial São Pedro de Alcântara, um caminho histórico que liga Vitória a Ouro Preto, em Minas Gerais, criado durante o ciclo do ouro no século XIX.
Com um clima fresco e uma população acolhedora, Irupi atrai visitantes com oportunidades de explorar e se conectar com a natureza e a história. Confira os principais pontos turísticos para visitar:
Praça Central
A Praça Central de Irupi é o coração da cidade e um ponto de encontro com ambiente acolhedor e charmoso, que também se destaca pelas decorações temáticas que mudam ao longo do ano. Durante festividades como São João, Natal e Páscoa, a praça ganha ainda mais vida.
Mirante do Cruzeiro
Próximo à Praça Central, o Mirante do Cruzeiro oferece uma vista privilegiada da cidade, das montanhas circundantes e até do majestoso Pico da Bandeira. Além de ser um ponto de observação, o local é palco de celebrações religiosas em datas especiais.
Cachoeira do Chiador
A Cachoeira do Chiador proporciona uma experiência única de contato com a natureza. Com dois poços, sendo o primeiro mais profundo e o segundo um “tobogã natural”, a cachoeira é perfeita tanto para contemplação quanto para os aventureiros que buscam um pouco de adrenalina. A queda d’água, que ultrapassa os 8 metros de altura, completa o cenário impressionante.
Gruta de São Quirino
A Gruta de São Quirino é um refúgio histórico e natural em Irupi, com acesso por uma trilha bem conservada que leva os visitantes até a entrada. Seguindo pela trilha, os visitantes encontram a estátua de um guerrilheiro, que reforça a conexão com o passado do local que serviu de refúgio de militantes da Guerrilha do Caparaó (1966-1967), o primeiro movimento de resistência armada à ditadura no Brasil. Com cerca de 8 metros de altura e dois salões de 100 metros, a gruta é um local de grande interesse histórico e geológico.
Pedra da Tia Velha
A aventura até o topo da Pedra da Tia Velha, a 1600 metros de altitude, começa com uma caminhada de 9 km pela rodovia e mais 3 km de trilha. A subida oferece vistas deslumbrantes e momentos de reflexão sobre a importância da preservação ambiental. É um passeio ideal para os amantes de caminhadas e para aqueles que buscam uma imersão na natureza.
Festa de São João Batista de Irupi
A Festa de São João Batista é uma das celebrações mais tradicionais e significativas da região do Caparaó. Parte das festividades juninas, o evento considerado o maior São João do Estado é marcado por fogueiras, barracas com comidas típicas, danças e quadrilhas e tombo do maior canjicão capixaba, distribuído entre os participantes.
Organizada pela comunidade católica em parceria com a prefeitura, a celebração oferece uma oportunidade única de vivenciar a cultura, a história e a religiosidade local.
Café Vale Encantado
Localizado em um sítio sustentável, o Café Vale Encantado tem atraído admiradores com seu ambiente sustentável e encantador. Situada em um píer de madeira com vista direta para um lago habitado por cisnes, a cafeteria também abriga pavões, avestruzes e outros animais exóticos, oferecendo vistas das montanhas, plantações de café, árvores e até um campo de lavanda.
O cardápio é diversificado, com opções que incluem sanduíches, salgados tradicionais e cafés especiais da região. O Café Vale Encantado está aberto de quarta a domingo e também em feriados.
Chegar chegar
Para chegar a Irupi partindo de Vitória, são aproximadamente 190 km de distância via BR-262, com um tempo estimado de viagem de cerca de 3 horas de carro. A Viação Águia Branca também oferece passagens de ônibus partindo de Vitória, com uma duração de viagem em torno de 4 horas.