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domingo, 28 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias em Vitória cresce 4,5%

O indicador que mede o consumo das famílias em Vitória apresentou seu melhor resultado mensal desde março de 2015

Por Amanda Amaral

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória obteve alta de 4,5% entre novembro e outubro de 2022, registrando 90,1 pontos. É o melhor resultado do indicador desde março de 2015, quando foram registrados 94,4 pontos.

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As informações foram divulgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que ressaltou que, apesar do resultado do mês passado, a intenção de consumo ainda oscila no nível de insatisfação, abaixo de 100 pontos.

A pontuação vai de 0 a 200, em que 0 significa insatisfação total em consumir e 200 significa satisfação total. As piores marcas da série histórica foram em 2017 (média anual de 45,3 pontos) e em 2018 (média anual de 47 pontos), de acordo com a Federação.

Subíndices pesquisados

O ICF apresentou alta na variação anual, +25,87%. Em novembro deste ano, os subíndices pesquisados cresceram tanto na comparação com outubro, quanto frente ao mesmo mês de 2021.

A exceção foi Compra a Prazo, único a apresentar resultado negativo (-0,3%) se comparado novembro e outubro de 2022. Ainda na base de comparação mensal, os que mais apresentaram crescimento foram Momento para Duráveis (+13,1%) Nível de consumo atual (+7,6%).

Média no Brasil

A intenção de consumo das famílias apurada para o Brasil pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) marcou 89,0 pontos, com alta mensal de +1,3%, o décimo crescimento consecutivo. Frente ao mesmo mês de 2021, a alta foi de 21,3%.

É o maior patamar desde o início da pandemia de Covid-19, segundo a CNC, que divulgou também que o setor acelera desde julho. Para a Confederação, o resultado positivo em novembro foi puxado principalmente pela intenção de compra dos brasileiros para a Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar, e teve início no domingo (20).

consumo das famílias em Vitória
Melhoria dos índices de empregos e inflação impulsionam as compras, segundo a Fecomércio-ES. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Final de ano

Para a Fecomércio-ES, além dos eventos de final de ano, a melhoria dos indicadores socioeconômicos contribui para a maior disposição dos consumidores às compras.

“A melhoria dos índices de emprego, a trégua da inflação e a continuidade dos programas de suporte à renda deixaram as famílias mais seguras quanto à sua capacidade de consumo neste período. O endividamento e a inadimplência, porém, são fatores que preocupam neste momento”, destacou a Federação em sua divulgação.

A pesquisa ICF é realizada com cerca de 500 famílias residentes em Vitória e tem o objetivo de antecipar o potencial das vendas no comércio. O tratamento e a análise dos dados são feitos pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Confiram os números da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Vitória:

Outubro de 2022

ICF

Espírito Santo – +4,5%
Brasil – +1,3%

Subíndices

Emprego atual – +0,9%
Perspectivas profissionais – +5,8%
Renda atual – +5,5%
Compra a prazo (acesso ao crédito) – -0,3%
Nível de consumo atual – +7,6%
Perspectivas de consumo – +5,7%
Momento para duráveis – +13,1%

Fonte: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

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