23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Influenza: ES registra 8 mortes e quase 1.494 casos da gripe

As mortes pela gripe foram registradas em Água Doce do Norte, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Itaguaçu, Rio Bananal e Serra

Por Wesley Ribeiro 

Nas cinco primeiras semanas de 2022, o Espírito Santo registrou oito mortes e 1.500 casos de Influenza A. Maior parte dos mortos tinha acima de 50 anos de idade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11 de janeiro, pela Secretaria de Estado da Saúde.

- Continua após a publicidade -

Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, foram confirmados 58 casos no mesmo período, segundo a Sesa. As mortes foram registradas em Água Doce do Norte, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Itaguaçu, Rio Bananal e Serra.

Os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) têm indicado a predominância da Influenza A (subtipo H3N2).

Das 3.985 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas até a quinta semana deste ano, foram confirmadas 1.494 para Influenza A, com positividade de 37,49% das amostras.

esbrasil-vacina-influenza
Vacina contra a gripe Influenza – Divulgação/Sesa

A Sesa ressalta, entretanto, que aguarda o pleno restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Estado, pois os dados estão sujeitos a alteração/atualização.

Perfis dos óbitos por SRAG – Influenza

1 vítima entre 20 e 29 anos
1 vítima entre 40 e 49 anos
1 vítima entre 50 e 59 anos
2 vítimas entre 70 e 79 anos
2 vítimas entre 80 e 89 anos
1 vítima com 90 anos ou mais

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA