30.5 C
Vitória
quarta-feira, 22 DE janeiro DE 2025

Indicador de incerteza sobe 0,6 ponto em dezembro ante novembro

A alta do Indicador de Incerteza foi motivada pelo componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) subiu 0,6 ponto na passagem de novembro para dezembro, para 112,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Para a entidade, as incertezas em torno da transição no governo federal marcaram a tímida alta do indicador em dezembro.

O IIE-Br é formado por dois componentes. O primeiro é o IIE-Br Expectativa, construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA, que saltou 12,8 pontos em outubro, para 117,9 pontos, no maior nível desde julho deste ano, quando atingiu 124,7 pontos.

Com isso, o componente contribui positivamente com 2,8 pontos para a variação agregada do IIE-Br em dezembro.

O outro componente, o IIE-Br Mídia, faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza. Na contramão, o componente caiu 2,5 pontos em dezembro ante novembro, para 110,1 pontos, contribuindo negativamente com 2,2 pontos na variação agregada do indicador.

- Publicidade -

“O resultado foi influenciado pelas incertezas da transição de Governo e o direcionamento das políticas econômicas do próximo ano, com destaque para a condução da política fiscal. A alta do IIE-Br foi motivada pelo componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, devido a maior heterogeneidade das previsões para a taxa Selic. Diante da conjuntura doméstica e internacional desafiadora, o Indicador de Incerteza deverá se manter oscilando em patamar elevado nos próximos meses”, diz a nota divulgada pela FGV.

Com informações de Agência Estadão

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA