23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Inclusão social gera desenvolvimento sustentável

Inclusão social gera desenvolvimento sustentável“É preciso desambientalizar o debate sobre desenvolvimento sustentável no país”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante um painel sobre turismo sustentável, em São Paulo, nesta quarta-feira (14). “Não se deve confundir sustentabilidade com desenvolvimento sustentável, que é um conceito amplo, com um viés ambiental, econômico e social”.

Ainda segundo o diretor do Sebrae, a inclusão social e o aumento do consumo das classes mais baixas no Brasil e em vários países são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. “Não se pode centrar a discussão unicamente na questão ambiental, à margem e à revelia das pessoas e da própria economia. Quem está ascendendo socialmente tem tanto direito de consumir um carro quanto quem já tem dois ou três veículos”.

- Continua após a publicidade -

Carlos Alberto dos Santos ressaltou ainda a importância de políticas governamentais que desenvolvam a economia turística sustentável. “Uma pousada pode ter características renováveis, mas se estiver localizada em uma área de esgoto a céu aberto, não vai atrair turistas. É necessário que o governo também faça sua parte”. Incentivador de programas que envolvam o turismo sustentável, o Sebrae possui atualmente 168 projetos no Brasil. De acordo com o diretor, só no ano passado a instituição atendeu 23 mil micro e pequenas empresas do setor.

O painel Viagens e Turismo Sustentáveis – O Crescimento Verde e Ideias Incríveis que Todos Podem Aplicar foi realizado durante o Fórum Panrotas 2012, em São Paulo. O diretor da Greenearth Travel, Geoffrey Lipman, defendeu, durante o evento, o “crescimento verde”. Para ele, o mundo precisa de mais alternativas energéticas, como a bioenergia, e usar menos os combustíveis provenientes de petróleo e carvão. “Temos 40 anos para transformar toda a produção e o consumo e reverter os investimentos para preservar os recursos naturais existentes”.

Sobre os grandes eventos que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016, Lipman acredita que o país pode se posicionar como líder do turismo sustentável, com uma infraestrutura focada no crescimento verde. Também participaram do painel, o CEO do Hotel Explora, Jesús Parrilla, e o diretor-geral da Air France/KLM no Brasil, Marc Bailiart.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA