Equipe faz conscientização para incentivo à limpeza em Viana

Divulgação - Prefeitura de Viana

Folhetos com orientações para os moradores estão sendo entregues pelas equipes

Com o objetivo de conscientizar a população do município de Viana, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural estão nas comunidades para alertar a população quanto a entulhos e lixo em via pública. É o “Disque-Sujão”, legislação municipal, que direciona o trabalho da Prefeitura quanto à fiscalização neste sentido.

Criado com base nas leis municipais nº 2551/2013 e 1.898/2006, autoriza o poder Executivo municipal a garantir a prevenção e fiscalização da higiene e limpeza das vias e logradouros públicos.

Notificação

No primeiro momento, os fiscais estão passando nas casas para orientar os moradores, registrar as infrações. Posteriormente, o morador que não respeitar a lei será notificado e terá o prazo de dez dias para resolver o problema. Após esse prazo, se o morador não recolher o entulho será multado. De acordo com o secretário a multa vai de R$ 480,00 a R$ 1.100,00.

Papa – Móvel

A Prefeitura de Viana dispõe de alguns serviços que ajudam o morador. Caso tenha algum móvel, utensílio doméstico em geral, que não lhe sirva mais a secretaria de Serviços Urbanos e Rural tem o programa Papa – Móvel. Basta ligar para a secretaria e agendar com a equipe para recolher o utensílio. O material é avaliado, passa por uma reforma e em seguida é doado.

Ascamavi

E o que estiver quebrado e não tiver utilidade dentro do lar, vai para o lixo? Não! O material ainda pode e deve ser reaproveitado. E ele também tem destinação correta, vai para a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que atua em parceria com a Prefeitura de Viana.

A Associação desenvolve um trabalho importante na coleta seletiva dentro do município. Junto a este material reaproveitado, é de casa em casa que elas recolhem os produtos a serem reaproveitados. O grupo percorre os prédios municipais, escolas e as casas dos moradores para recolher papel, papelão e levar para a associação. Atualmente, a coleta seletiva porta a porta é feita na região da Grande Bethânia, que compreende os bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. Nas escolas o recolhimento é feito por meio dos coletores instalados por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação.

Cidade linda é Cidade Limpa

O programa começou em 2017 e segue neste ano com diversas ações nos bairros. Com o Papa-Móveis este trabalho já rendeu no recolhimento de mais de 100 móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os atendimentos são feitos por agendamento e é uma ferramenta que auxilia na manutenção da limpeza da cidade.

Para ser atendido, o morador tem que ligar e fazer o agendamento junto à Semsur. Um caminhão vai até a casa do morador e recolhe. Esse móvel, eletrodoméstico ou eletrônico que não tem mais utilidade é destinado para a secretaria de Desenvolvimento Social, que faz os reparos e destina para às famílias cadastradas nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

Disque-sujão: 0800 707 0001
Papa Móveis: 3255-2932 / 1675
Ouvidoria Municipal: 2124-6706 ou 0800-7070001

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!