Você sabe quanto gastará com impostos nesta Páscoa?

O preço do bacalhau importado, por exemplo, é composto por 43,78% de impostos (Fotografia - iStock)

Conheça a tributação dos itens mais vendidos nesse período festivo

Como a maior parte dos itens de consumo no Brasil, os produtos tradicionalmente vendidos na época de Páscoa tem uma fatia gorda correspondente a impostos. Cerca de 40% do valor final do produto é composto por diferentes taxas e contribuições. Isso significa que em um ovo que custa R$ 100, em média R$ 40 são relativos a impostos.

De acordo com o advogado tributarista Samir Nemer não são só os ovos de chocolate os “vilões” desta época do ano. O bacalhau importado, por exemplo, carrega 43,78% em impostos, já os vinhos importados e nacionais têm 69,73% e 54,73%, respectivamente, em tributos.

Já quem optar por almoçar fora no domingo de Páscoa tem que se preparar para desembolsar 32,3% da conta em tributos. A sobremesa vai ser amarga com as tributações de 39,61% do chocolate, 38,68% da colomba pascal e 37,61% do bombom.

“A elevada tributação dos itens da Páscoa se deve ao fato de serem considerados bens supérfluos, já que no Brasil a tributação é muito concentrada no consumo, o que acaba elevando os preços dos produtos e, muitas vezes, impedindo que o contribuinte consuma mais e melhor”, explicou Nemer.

A carga tributária é elevada, porque vários itens são considerados supérfluos, explica o advogado tributarista Samir Nemer

O especialista critica a tributação no Brasil e defende a necessidade urgente de uma reforma. “Seria necessário fazer uma revisão de toda a carga tributária de todos os produtos no Brasil. A energia elétrica, por exemplo, é um produto essencial para os brasileiros, porém ela tem taxas de ICMS das maiores que existem no nosso sistema tributário. É necessária uma revisão tributária urgente”, sugeriu.

 

Confira a carga tributária dos itens mais consumidos na Páscoa

– Almoço em restaurante: 32,30%
– Azeite: 22,57%
– Bacalhau importado: 43,78%
– Bombom: 37,61%
– Batata: 18%
– Chocolate: 39,61%
– Coelho de pelúcia: 29,92%
– Colomba pascal: 38,68%
– Espumante nacional: 57,90%
– Ovo de Páscoa: 38,53%
– Peixe: 18%
– Vinho importado: 69,73%
– Vinho nacional: 54,73%

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!