24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Impactos da pandemia no turismo capixaba

Estudo Economia do Turismo avaliou os impactos da pandemia nas atividades turísticas no 1º trimestre de 2021

Por Samantha Dias 

O Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-ES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), divulgou um estudo sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no turismo capixaba, para monitorar informações das atividades econômicas, geração da renda, número de postos de trabalho, remuneração média dos trabalhadores, entre outros indicadores ligados ao turismo para o contexto capixaba.

- Continua após a publicidade -

O estudo compara o 1º trimestre de 2021 com períodos do ano passado, antes e durante a pandemia. O volume das atividades turísticas nos municípios capixabas de janeiro a março 2021 ficou 1,6% acima em relação ao 4º trimestre de 2020; principalmente por causa de janeiro e fevereiro, já que em março teve início outro período de quarentena no estado.

Em relação ao 1º trimestre de 2020, quando ainda não havia impactos da pandemia no turismo capixaba, o volume das atividades turísticas apresentou variação negativa de 14,6%, e no acumulado em 4 trimestres em relação aos 4 trimestres imediatamente anteriores, a queda verificada é de 35,8%.

Na comparação com os demais estados, verifica-se que todos registraram queda na comparação interanual, com o Espírito Santo apresentando o 2º menor recuo no volume das atividades turísticas no 1º trimestre de 2021 (-14,6%).

Falando de receitas, nos três primeiros meses deste ano, em relação ao trimestre anterior, foi constatada queda de 3,3%. Na comparação interanual (1º trimestre 2021/1º trimestre 2020) a receita diminuiu 18,2%; e no acumulado em 4 trimestres, -39,7% de receita.

O estudo também apontou o número de pessoas empregadas no turismo no período – 137 mil pessoas no 1º trimestre de 2021 – número que representa redução de 41 mil pessoas em relação ao começo de 2020. Os setores de alimentação e transporte concentram 90% dos ocupados nas atividades de turismo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA