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sábado, 18 maio, 2024

Turismo no Espírito Santo tem o melhor desempenho desde 2015

Volta à rota dos cruzeiros marítimos é vista como incentivo ao setor

Por Kikina Sessa

O turismo capixaba cresceu 1,2% em 2023. Mesmo assim, está abaixo da média nacional, que foi de 6,9%. Fevereiro e maio foram os meses de 2023 que registraram o melhor desempenho para o turismo capixaba.

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Os dados fazem parte do levantamento produzido pela Equipe Connect Fecomércio-ES, em parceria com a Faesa. O estudo faz análises desde 2010 até o fechamento de 2023, do Comércio, Serviços, Turismo, Mercado de trabalho e Consumo. São considerados dados disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta dos preços das refeições fora do lar pode ter impactado o turismo, afirma o estudo. A análise do índice acumulado do IPCA, divulgado pelo IBGE, aponta que a inflação desses itens no Espírito Santo está acima do nível brasileiro.

De acordo com o levantamento da Federação do Comércio, o Índice de Atividades Turísticas cresceu continuamente nos últimos quatro anos. Em 2023, o Espírito Santo apresentou o melhor resultado desde 2015, sugerindo uma recuperação do setor na economia capixaba.

A série histórica dos últimos 12 anos mostra como a crise econômica no Brasil, em 2015, e a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, afetaram os resultados do turismo no Espírito Santo. A recuperação foi gradual, atingindo o maior patamar em 2023.

O Espírito Santo também está prestes a confirmar sua volta à rota dos cruzeiros marítimos. Os resultados positivos das análises técnicas apontam para a viabilidade de incluir paradas de cruzeiros no litoral capixaba a partir de 2025.

Para a conclusão do relatório final, outros três estudos serão realizados: batimetria, para determinar a profundidade precisa onde o navio passará; fundeio, para definir o local onde a embarcação vai ancorar e permanecerá parada; e sinalização marítima, que, embora já exista, pode precisar de ajustes.

A expectativa é que, com a conclusão favorável desses estudos, o Espírito Santo possa atrair um significativo fluxo de turistas, gerando impactos econômicos positivos para a região.

A Fecomércio-ES aponta que existe a possibilidade de desembarque próximo à Ilha do Boi, na capital capixaba. O Hotel Senac Ilha do Boi, que pertence ao Sistema Fecomércio-ES, serviria como um ponto de suporte para o desembarque dos cruzeiros, o que depende do resultado desses estudos em andamento.

“Vejo o turismo como uma grande oportunidade para o Espírito Santo. Temos um potencial enorme, porém pouco aproveitado e conhecido lá fora. Precisamos trabalhar na divulgação e na valorização dos nossos destinos”, afirma Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES.

Negócios

O turismo de negócios representa uma parte significativa na economia do turismo brasileiro. Com um calendário anual repleto de eventos, esse setor não apenas cria empregos, mas também impulsiona diversas atividades econômicas em todo o país.

Segundo dados do Ministério do Turismo do Governo Federal (2023), 33% dos brasileiros que viajam a trabalho aproveitam a oportunidade para estender sua estadia no local de destino.

Pensando nesse público, existe o projeto do governo do Estado, em colaboração com a Fecomércio-ES, para inaugurar um novo Centro de Convenções no lugar do Pavilhão de Carapina, na Serra. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) afirmou que, a partir do segundo semestre deste ano, será iniciada a construção do novo centro de eventos no local, com previsão de entrega até o início de 2026.

Uma tendência observada no setor é que operadoras e agências de viagem estão utilizando cada vez mais Inteligência Artificial (IA) e big data para atrair e informar os turistas. Tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual são empregadas para que os turistas conheçam os destinos antes de visitá-los fisicamente.

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