Dos 12.708 capixabas que tomaram a vacina AstraZeneca e não retornaram para complementação do esquema vacinal, cerca de 65% são idosos acima dos 60 anos.
Por Munik Vieira
São 8.238 idosos que ainda não retornaram ao serviço de saúde para ter a sua segunda dose aplicada.
O levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano até o dia 20 de março.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“A primeira dose inicia o processo de geração da imunidade e a segunda consolida. Idosos precisam ser protegidos e fica aqui o meu apelo a todos aqueles que têm vínculo, que seja responsável legal ou os idosos com autonomia, verifiquem o momento de tomar para que a d2 seja feita”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva on-line, nessa terça-feira (22).
A Secretaria de Saúde ressaltou que, apesar do cenário epidemiológico ser de estabilidade no número de óbitos, a população idosa apresenta a maior taxa de letalidade pela covid-19, por isso, a importância de garantir 100% da cobertura vacinal deste público.