22.7 C
Vitória
domingo, 19 maio, 2024

Hubble e James Webb estudam ‘árvore de Natal’

A imagem combina luz visível e infravermelha para montar uma das imagens mais abrangentes do universo já obtidas

O Telescópio Espacial James Webb e o Telescópio Espacial Hubble da agência especial americana (Nasa) se uniram para estudar um aglomerado de galáxias conhecido como MACS0416. O resultado, uma imagem muito colorida e com luzes tremeluzentes, levou os cientistas a nomearem, informalmente, o local como “Aglomerado de Galáxias da Árvore de Natal” (tradução literal).

A imagem combina luz visível e infravermelha para montar uma das imagens mais abrangentes do universo já obtidas. Por trás da bela imagem, está o objetivo de procurar objetos que variassem no brilho observado ao longo do tempo, conhecidos como transientes.

- Continua após a publicidade -

Para isso, a equipe de pesquisa combinou três épocas de observações, cada uma com semanas de intervalo, com uma quarta época de outro times de cientistas, o Canadian NIRISS Unbiased Cluster Survey (CANUCS).

Segundo a Nasa, eles identificaram 14 transientes em todo o campo de visão. Doze deles estavam localizados em três galáxias que são altamente ampliadas por lentes gravitacionais e são provavelmente estrelas individuais ou sistemas estelares múltiplos. Os outros dois estão provavelmente em supernovas. Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA