22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Hospital Evangélico realiza caminhada para sensibilizar a doação de órgãos

Evento ocorre em meio a uma lista de espera com mais de 2 mil pessoas aguardando por um transplante

Por Kebim Tamanini

No Espírito Santo, 2.062 pessoas estão na fila de espera por um transplante de órgão. Por esse motivo, o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) está organizando a 11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos, marcada para o dia 16 de setembro, na Praia da Costa, em Vila Velha. O objetivo desse evento é reforçar a importância desse ato de amor que tem o potencial de salvar inúmeras vidas.

- Continua após a publicidade -

O Hospital Evangélico é uma referência em transplantes de rim, córnea, coração e fígado. Em 2023, o hospital realizou 24 transplantes renais, 4 de fígado e 71 de córneas. Durante todo o ano, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) conduz ações essenciais para conscientizar as famílias sobre a importância desse ato de solidariedade.

Evento ocorre em meio a uma lista de espera com mais de 2 mil pessoas aguardando por um transplante
A enfermeira do CIHDOTT, Luana Torrente e o coordenador de transplantes do HEVV, Bruno Majevski de Assis. Foto: HEVV

“Este ano, retomamos a caminhada com a intenção de mobilizar de forma significativa. Realizaremos um evento que contará com a participação de nossos médicos e enfermeiros, que estarão disponíveis para explicar o processo da doação de órgãos. Vamos apresentar dados e fornecer informações valiosas para quem estiver presente”, disse a enfermeira da CIHDOTT do HEVV, Luana Torrente.

Vale destacar que qualquer pessoa que teve morte encefálica e cuja família autorize a doação pode ser um doador. No entanto, segundo Bruno Majevski de Assis, coordenador do programa de transplantes do HEVV, esclarece que muitas pessoas desconhecem o funcionamento do processo e recusam a doação. “Só este ano, no Espírito Santo, registramos uma taxa de recusa familiar de 45%, um número alarmante. As pessoas têm receio de autorizar a doação, e nosso objetivo é desmistificar essas preocupações e explicar o procedimento”, enfatiza.

A seriedade dessa caminhada é evidente para aqueles que estão na fila de espera pelo transplante. Vanuza Soares de Oliveira, de 46 anos, é uma paciente do HEVV que aguarda ansiosamente por um coração. 

“Apenas quem está na lista de espera compreende a angústia envolvida. Acredito que muitas pessoas ainda não compreendem que a doação de órgãos pode salvar várias vidas quando se concretiza. Essa caminhada visa incentivar e conscientizar sobre a importância desse gesto. Faço um apelo para que as pessoas digam sim à doação de órgãos”, conclui a paciente.

Serviços

11ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos

Data: 16 de setembro

Local: Orla da Praia da Costa, Vila Velha – em frente a farmácia Santa Lúcia

Horário: 15h

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA