O trem de força do Haval GT une motor 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos, sendo um em cada eixo. O SUV chega a 180 km/h
A Great Wall Motors (GWM) promete vários lançamentos no Brasil em 2023. O primeiro a chegar é da Haval, marca da fabricante chinesa focada em SUVs. O modelo, batizado de H6 GT, é um híbrido plug-in com estilo de cupê, que pode ser reservado por R$ 9 mil. Porém, o preço não foi revelado
Entre os destaques, as baterias de 34kWh que alimentam os dois motores a eletricidade garantem até 170 km no modo 100% elétrico A autonomia é de até 1.052 km, segundo a marca. Além disso, o carro surpreende pela boa dirigibilidade, assim como por oferecer tecnologias como o sistema de reconhecimento facial.
Inicialmente, o Haval H6 GT virá da China. Mas a GWM promete produzi-lo na fábrica que comprou da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), a partir de 2024.
A dianteira lembra a do Chevrolet Tracker, mas os faróis são de LEDs. E, assim como na traseira, onde chama a atenção a caída acentuada do teto, há vários vincos na carroceria.
Nas laterais, destacam-se as rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento escurecido. Bem como as pinças de freio pintadas de vermelho.
Na cabine, há bancos revestidos de couro sintético e suede, algo comum em esportivos. Os dianteiros têm ajustes elétricos e a inscrição “GT” em vermelho nos encostos.
O quadro de instrumentos é uma tela digital de 10,5″ com ótima definição, mas ela poderia ser maior. Além disso, há teto solar, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 12,3″ e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay, além de comandos por voz.
Dos itens de segurança, há controle de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop & Go e frenagem automática de emergência que reconhece pedestres, motos e bicicletas. O sistema também lê placas de trânsito, percebe mudanças involuntária de direção, faz ajustes automáticos de rota e monitora os pontos cegos.
Mas a cereja do bolo é o dispositivo de reconhecimento facial, que inclui detector de fadiga e distração. Além disso, ao identificar um dos cinco motoristas cadastrados, faz o ajuste automático do som, luminosidade das telas e temporizador dos faróis, por exemplo.
O trem de força une motor 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos, sendo um em cada eixo. Assim, o SUV tem tração 4×4.
Em tomadas convencionais de 220 V, repor as baterias leva cerca de 5 horas. Em pontos de recarga rápida, são 30 minutos par ir de 10% a 80%, conforme a GWM. Além disso, em média o Haval H6 pode rodar 27 km com um litro de gasolina.
Portanto, a autonomia é de até 1.052 km. Vale lembrar que a potência total é de 393 cv e o torque, de 77,7 mkgf. Na prática, as arrancadas e retomadas de velocidade são vigorosas, o que se traduz em ultrapassagens sem sustos, por exemplo.
Segundo a marca, o SUV chega a 180 km/h. Porém, todos os números consideram respostas combinadas – a GWM não revela dados por tipo de propulsor, elétrico e a combustão.
Conforme a empresa, a tecnologia batizada de e-Traction faz com que o Haval H6 GT seja movido pelos dois motores elétricos a maior parte do tempo. O 1.5 atua como gerador de eletricidade e só move o SUV em condições específicas.
No test-drive, feito no Autódromo de Interlagos, foi possível avaliar o funcionamento do “one pedal”. Portanto, basta aliviar a pressão sobre o pedal do acelerador para a velocidade diminuir rapidamente.
Não foi possível avaliar o comportamento do SUV no uso urbano, como em trânsito pesado, por exemplo. Porém, na pista o comportamento das suspensões agradou.
O H6 GT contorna curvas com segurança e tem fôlego de sobra, a despeito do peso de duas toneladas e do 1,7 m de altura. Porém, o porta-malas, de 515 litros, é 45 l menor que o da versão, “convencional” do novo SUV da Haval.
Com informações de Agência Estado