Hábitos familiares são estímulos para saúde das crianças

0
899
hábitos familiares
Foto: Freepik

Profissional comenta a importância na mudança de hábitos familiares como maneira de incentivar ações que as crianças possam realizar sozinhas

Por redação [Assessoria]

A primeira infância é o melhor período para incentivar a criação de hábitos saudáveis, valores e princípios que seguirão por toda a vida. Até os seis anos de idade, as crianças estão descobrindo o que é o mundo, estão em pleno desenvolvimento e, para tudo isso, contam com o apoio dos pais, que acompanham todo o crescimento infantil e explicam a importância de hábitos saudáveis, por exemplo, para todas as demais fases além da infância. Algumas ações podem ser incentivadas para serem realizadas pelas crianças de maneira que garanta a elas mais autonomia e, ainda, sejam sustentáveis, o que contribui para a preservação do meio ambiente. Um exemplo de hábito mais saudável e que incentiva a sustentabilidade é o consumo de alimentos orgânicos. Uma pesquisa aponta que cerca de 31% das famílias passaram a optar por uma alimentação sem agrotóxicos, segundo o Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil.

- Continua após a publicidade -

Aparecida Epichin comenta que a mudança no hábito alimentar de toda a família serve como um estímulo para as crianças se interessarem mais por itens saudáveis, como frutas, legumes e verduras. “Um hábito incentivado pelos pais estimula as crianças a seguirem o modelo deles, de serem mais saudáveis, e isso acaba por fomentar a autonomia infantil. Nesse cenário de mudança no comportamento alimentar da família, por exemplo, é interessante levar as crianças às feiras, para que elas vejam a variedade de itens saudáveis que existem, criar uma horta em suas casas, de forma que as crianças participem do cuidado com os alimentos que forem cultivados, e incentivar a participação infantil no preparo das refeições, na arrumação da mesa, pois são ações que as crianças podem fazer sozinhas e, assim, estimular outras ao longo da infância”, explica a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Que outras ações sustentáveis estimulam o desenvolvimento da autonomia infantil?

A profissional afirma que existem outros hábitos que unem sustentabilidade e autonomia – e podem ser incentivadas diariamente pelos pais. “Um exemplo prático é o momento do banho, em que devemos explicar o porquê de o chuveiro ficar fechado na hora de ensaboar o corpo. Outra ação sustentável que podemos incentivar desde a primeira infância é optar por objetos e brinquedos que utilizam baterias ou pilhas recarregáveis, pois isso incentiva a reutilização dos itens e a sustentabilidade. São práticas simples, que podem ser incentivadas todos os dias e que contribuem para formar indivíduos que cuidam de si, do próximo e do planeta”, finaliza Aparecida.