24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Grandes geradores de lixo terão que assumir responsabilidade por seus resíduos

Estabelecimentos que produzem volume igual ou superior a 200 litros diários de lixo deverão contratar empresa para a prestação do serviço

Dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Vitória regulamentou, nesta quarta-feira (24), a lei que trata da prestação de serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos produzidos por grandes geradores de lixo.

A medida foi publicada no Diário Oficial e passa a valer no dia 1º de novembro. Estabelecimentos públicos, de prestação de serviços, comerciais e industriais que produzem volume igual ou superior a 200 litros diários de lixo deverão contratar empresa especializada para a prestação do serviço.

- Continua após a publicidade -

Caso a empresa faça a opção de não realizar a atividade e solicite ao município que realize o trabalho, haverá cobrança. O valor é o pago pelo município às empresas contratadas para prestação dos serviços, acrescido de todos os custos com gestão e fiscalização, mais 10% sobre o valor, para custeio de campanhas de conscientização ambiental para a não geração de resíduos, a redução, a reutilização, a reciclagem dos resíduos sólidos e a disposição final dos rejeitos.

Redução da produção de lixo

De acordo com o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, a nova medida é uma adaptação à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi instituída através de legislação federal.

“Nós estamos apenas nos adaptando e construindo uma saída para o lixo, que hoje é um problema e vai passar a ser utilizado como fonte de arrecadação. Possivelmente, teremos a redução da produção do lixo e, posteriormente, o tratamento adequado, que é a coleta seletiva, que muitas vezes não é feita e tem os resíduos destinados simplesmente ao aterro. A partir do momento que a empresa passa a pagar por isso, o tratamento é diferenciado. A experiência já mostra isso”.

“A regulamentação coloca Vitória em um patamar de igualdade com as principais capitais do mundo no que se refere ao marco geral e inova na responsabilidade do grande gerador pelo lixo produzido”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Sanções

O controle e a fiscalização serão feitos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam). Pelo descumprimento das novas normas, o grande gerador fica sujeito a sanções previstas no Código de Limpeza Urbana Municipal, que preveem multa, interdição e até a cassação da licença para funcionamento.

Reuniões

Algumas reuniões com representantes dos grandes geradores da área hospitalar e com sindicatos das padarias, bares e supermercado já aconteceram, e a maioria já está em processo de adequação. Algumas até estão comercializando os resíduos recicláveis.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA