24.4 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Grande Vitória sai do risco extremo e comércio abrirá de segunda a sábado

O governador Renato Casagrande divulgou, no início da noite desta sexta-feira (23), o novo mapa de risco do Espírito Santo.

A Grande Vitória foi rebaixada do risco extremo para o risco alto, com isso o comércio, que só estava funcionando de quarta a sexta-feira, poderá voltar a abrir de segunda a sábado em toda a região metropolitana e em outras 43 cidades. Bancos também poderão reabrir.

Das 30 cidades em risco extremo no mapa anterior, agora apenas cinco estão nessa situação. São elas: Domingos Martins, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Santa Teresa. Nessas cidades o comércio deve funcionar apenas de quarta a sexta-feira. Não há municípios classificados em risco baixo.

- Continua após a publicidade -

Também subiu de nove para 23 o total de municípios em risco moderado em relação ao mapa anterior. Nesse caso, não há restrição de dia e horário de funcionamento do comércio.

Nas cidades em risco alto, como é o caso da Grande Vitória, o comércio de rua poderá funcionar das 10 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 10 às 14 horas aos sábados. Aos domingos, permanece fechado. Já os shoppings centers podem abrir das 12 às 20 horas de segunda a sexta-feira, e das 12 às 16 horas aos sábados. Aos domingos, ficam fechados.

Uma novidade é que agora nas cidades em risco alto os restaurantes poderão funcionar das 10 às 20 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 10 às 16 horas. Além disso, as viagens intermunicipais interestaduais poderão ser realizadas com 75% da capacidade e os ônibus do Transcol podem rodar de segunda a sábado, das 5h às 22h. Aos domingos e feriados, só embarcam profissionais da saúde.

Segundo o governo do Estado, a Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

Grande Vitória sai do risco extremo e comércio abrirá de segunda a sábado
Imagem: Divulgação
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO EXTREMO: Domingos Martins, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Pedro Canário e Santa Teresa.

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA