25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Passaporte Verde a outros municípios brasileiros

Passaporte Verde a outros municípios brasileirosO projeto global Passaporte Verde, coordenado no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente, prepara-se para lançar, em junho, uma campanha nacional, abrangendo outros municípios além de Paraty, localizado na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. A cidade fluminense foi escolhida em 2009 como destino piloto da campanha mundial, pela riqueza do seu patrimônio histórico, natural e cultural.
A campanha internacional visa a estimular o turista a ser mais responsável e consumir de forma consciente, procurando reduzir os impactos negativos do seu comportamento sobre o meio ambiente nos destinos que visita.
No Brasil, a estratégia está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo. Uma das ações previstas é a criação de mídias para televisão e rádio e do site, que será colocado no ar somente em junho.
A campanha nacional Passaporte Verde deverá ter foco em municípios específicos. Allan Milhomens adiantou que, por causa da Copa do Mundo de 2014, é provável que sejam priorizadas, em um primeiro momento, as 12 cidades-sede do evento. “Há um grande interesse, dentro das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para a ‘Copa Verde’, de incluir o Passaporte Verde como uma das agendas a serem implementadas com o objetivo de ter uma Copa mais sustentável”.
Milhomens revelou que embora o Brasil tenha dado iniciado a campanha global, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), outros países avançaram mais rapidamente e definiram suas campanhas nacionais, antes da brasileira. Entre eles, citou a Costa Rica e a África do Sul. “Nós precisamos acelerar realmente isso”.

Entenda o Passaporte Verde
Que é preciso tomar atitudes ecologicamente corretas em casa e no trabalho, você já sabe. Mas, e quando você viaja? Em vez de dar uma “folga” para os cuidados com o meio ambiente, você pode – e deve – estar atento a essas medidas também ao conhecer novos destinos. E não importa se a escolha foi uma ilha paradisíaca na Tailândia ou o sítio de um amigo no interior.
De olho nesta necessidade de preservação do meio ambiente, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o de Turismo aderiram à campanha Passaporte Verde. O objetivo é estimular o turista a adotar o consumo responsável, a fim de reduzir os impactos negativos de seu comportamento e de suas escolhas nos locais que visita.
A iniciativa é global, conta com 20 países-membros e foi lançada oficialmente no Brasil em Parati (RJ), em 2008. Nos próximos anos, a cidade deve ser transformada em um exemplo de turismo sustentável, com pousadas que reciclam o lixo e reaproveitam a água das chuvas, por exemplo, e restaurantes que sirvam comida orgânica. Outra medida é promover ações de formação e educação ambiental.
Uma das tendências citadas pela campanha é a chamada “slow travel”. Isso significa passar mais tempo em um único destino, interagindo com os habitantes e conhecendo o máximo possível da fauna e da flora local, dar prioridade para as caminhadas, ônibus ou trens, além de incentivar as caronas.

- Continua após a publicidade -

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA