23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Governo prioriza novas estações e viagens noturnas

Viagens à noite só terão início em janeiro, quando a terceira embarcação chegar no Espírito Santo

Por Kebim Tamanini

Após quase quatro meses da inauguração do Sistema Aquaviário, que já transportou mais de 130 mil passageiros nas duas embarcações operantes em três estações, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, afirmou que a ideia é construir novas estações para o modal, sendo a prioridade imediata da pasta iniciar as viagens noturnas.

- Continua após a publicidade -

“O trabalho da Semobi está focado em dar início à operação noturna e também na possibilidade de instalação de novas estações no antigo Terminal Dom Bosco, na Rodoviária de Vitória, na Praça Pio XII, e também em outros pontos de Vila Velha e de Cariacica”, revelou Damasceno em entrevista coletiva.

Vale ressaltar que as operações noturnas só terão início em janeiro. Segundo a Semobi, a nova embarcação continua ancorada em Santa Catarina, no Sul do país, devido às intensas chuvas que afetaram a região, prejudicando as condições de navegação. A pasta afirma que, com a melhora do clima e a conclusão da inspeção pela Marinha local, o barco seguirá em direção ao Espírito Santo.

Fábio Damasceno revelou que a previsão da chegada da terceira embarcação é ainda este mês de dezembro e que a intenção é realizar até três viagens noturnas após o modal receber o reforço. Vale lembrar que, atualmente, o sistema encerra suas operações antes das 18 horas, o que mudará a partir de janeiro.

Viagens à noite só terão início em janeiro, quando a terceira embarcação chegar no Espírito Santo
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno pontuou que viagens noturnas somente a partir de janeiro. Foto: Fabricio Lima/ ES BRASIL

“Já instalamos os equipamentos, realizamos os testes. Estamos aguardando apenas a finalização de um equipamento de sinalização noturna, são boias solicitadas pela Marinha. Estamos complementando essa sinalização e aguardando a chegada do terceiro barco. Esperamos que ainda em dezembro ou, no máximo, em janeiro, possamos iniciar a operação noturna”, explicou o secretário sobre as medidas adotadas para o modal operar à noite.

Expectativa de aumento de passageiros

O secretário relatou que, com a chegada do verão e do período de fim de ano, o Sistema Aquaviário receberá uma alta quantidade de passageiros, incluindo trabalhadores e turistas.

“Ainda não há um levantamento oficial de quantas pessoas podemos receber, mas a expectativa é que o maior atendimento seja nos fins de semana. Apesar do aumento no turismo, entendemos que nossa população também está viajando. Assim, esperamos aumentar o número de viagens para atender com qualidade tanto os nossos cidadãos quanto os visitantes”, finalizou Fábio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA