22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo estadual firma cooperação com a PF para Força-Tarefa

Evento no Palácio Anchieta marcou início de parceria entre forças militares estaduais, municipais e federais

Por Redação

O governo do Espírito Santo e a Polícia Federal assinaram um acordo de cooperação técnica na manhã desta segunda-feira (06) em solenidade no gabinete do governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta. O evento também marcou a assinatura de um termo para que as forças policiais do estado (Militar, Civil e Penal) integrem a Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP).

- Continua após a publicidade -

Em primeiro momento, as forças militares estaduais ficaram de fora do acordo de cooperação estabelecido pelos órgãos de segurança, mas o evento na sede administrativa estadual marcou o início de um novo momento na atuação das forças de segurança no Espírito Santo. Até então, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalhava em conjunto com as guardas municipais da Grande Vitória.

“Quero registrar minha alegria de assinar esse ato. A adesão à Força Tarefa vem para fortalecer e solidificar o trabalho que estamos realizando. A integração é uma das diretrizes do nosso programa de enfrentamento ao crime. Fico feliz em reunir os cinco prefeitos da Grande Vitória. Essa união é fundamental para fecharmos o cerco contra os criminosos. É importante que cada município tenha seu cerco integrado. O Estado vai continuar investindo na área de segurança e reestruturando nossas forças”, afirmou Casagrande.

Governo estadual firma cooperação com a PF para Força-Tarefa
Governador, prefeitos e autoridades da Segurança Pública do Estado. Foto: Hélio Filho/Secom.

O objetivo do acordo é o compartilhamento em tempo real de informações que auxiliem operações policiais de combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas utilizadas por organizações criminosas que atuam no estado.

Um dos responsáveis pelo comando da PRF no Espírito Santo é o delegado Eugênio Ricas, que esteve na assinatura no Palácio Anchieta. Ele ocupa o cargo de Superintendente da Polícia Federal no estado. Ricas foi mantido no cargo de chefia mesmo após o Governo Federal realizar diversas trocas de comando no órgão ainda em janeiro.

Opositores de Casagrande questionavam a não integração das unidades estaduais na Força Tarefa e apontavam para um possível conflito entre o governador e Ricas, rechaçado posteriormente. Na solenidade, o superintendente vibrou o acordo firmado.

“Tivemos a oportunidade de conhecer um trabalho de força tarefa nos Estados Unidos com muito sucesso. Aqui no Brasil temos 40 mil homicídios por ano e só agora começamos a falar nisso. O programa Estado Presente tem conseguido reduções consideráveis nos índices de criminalidade desde que foi criado e tem servido de exemplo. A Força Tarefa vem para agregar e ser mais uma ferramenta. Agradeço ao governador pela confiança e não tenho dúvidas que vamos alcançar resultados ainda melhores”, disse Ricas.

O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, garantiu a sequência do programa Estado Presente, do governo estadual, e destacou a capacidade de ampliação de operações com a nova parceria firmada.

Governo estadual firma cooperação com a PF para Força-Tarefa
Foto: Hélio Filho/Secom.

“Sempre estivemos integrados por meio do programa Estado Presente e agora vamos estar ainda mais unidos em prol dos capixabas. É muito importante que estejamos, de fato, integrados buscando agendas que dependem da Polícia Federal. A questão do tráfico internacional de drogas e de armas impacta muito em nossa segurança. As ferramentas da Polícia Federal podem nos ajudar no enfrentamento à criminalidade”, destacou Ramalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA