28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Governo entrega ETE em Santa Leopoldina e anuncia investimentos

Governador Renato Casagrande realizou a entrega de nova Estação de Tratamento de Esgoto em Santa Leopoldina e anunciou novos investimentos

Por Robson Maia

O Governo do Espírito Santo realizou a entrega, nesta terça-feira (10), da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) em Santa Leopoldina, na microrregião Central Serrana. Durante o evento, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou novos investimentos para o município.

- Continua após a publicidade -
ETE tem capacidade para tratar 777 mil litros de esgoto por dia
ETE tem capacidade para tratar 777 mil litros de esgoto por dia – Foto: Hélio Filho/Secom

A conclusão da nova ETE faz parte do projeto da Cesan de universalização do serviço nos municípios em que atua no Espírito Santo. O projeto compõe a lista de ações desenvolvidas a partir das metas estipuladas no Novo Marco do Saneamento, que prevê atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Leopoldina contou com investimento de R$ 19 milhões. A ETE tem capacidade para tratar 777 mil litros de esgoto por dia, atendendo padrões rigorosos de qualidade.

Ao todo, 1.437 imóveis foram ligados de forma gratuita à rede da Cesan, beneficiando 2.836 moradores, de acordo com o governo. Segundo a Cesan, o município já conta com o serviço de abastecimento de água universalizado.

“Na Região Metropolitana, por exemplo, pretendemos atingir a meta até 2026, sete anos antes do prazo estipulado pelo novo marco regulatório do saneamento. Estamos fazendo um aporte de investimentos robusto no setor, que ultrapassa os R$ 4 bilhões, com obras em todo o Estado até 2027”, comentou o presidente da Cesan, Munir Abud.

Durante a solenidade realizada pela manhã, Casagrande anunciou também a autorização da contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção da Ponte sobre o Rio Santa Maria, com objetivo de redirecionar o trânsito pesado do centro histórico de Santa Leopoldina.

Além disso, o mandatário capixaba assinou a ordem de serviço para o início da construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) e do novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Governador Renato Casagrande (PSB) anunciou novos investimentos para o município
Governador Renato Casagrande (PSB) anunciou novos investimentos para o município – Foto: Hélio Filho/Secom

“Nunca antes na história, Santa Leopoldina recebeu tantos investimentos do Governo do Estado. Temos obras importantes na comunidade de Nove Horas, como a escola estadual e em breve o posto avançado dos Bombeiros. Além disso, a pavimentação de 14 trechos rurais na Bacia do Rio Mangaraí está quase ficando pronta e retornaremos para inaugurá-la. Temos ainda diversos calçamentos rurais em parceria com a Prefeitura e com a Assembleia Legislativa”, apontou o governador.

O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer (PTB), destacou a parceria com o Governo do Estado para alavancar o desenvolvimento local.

“O Fundo Cidades [programa de transferência estadual fundo a fundo] é um instrumento importantíssimo para realizarmos os projetos e captar recursos. Para nós que temos muitas encostas [em áreas de risco], é um dos projetos prioritários para nós. Quero externar nossa gratidão ao governador e a toda equipe de Governo que está nos ajudando a tocar nossas obras no município”, disse Endringer.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA