23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Governo amplia vacinação contra a gripe para toda a população

Com a baixa cobertura vacinal em todo território brasileiro, o Ministério da Saúde definiu a ampliação de oferta da vacinação contra gripe.

Por Munik Vieira

A partir de agora, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza irá imunizar toda a população a partir de seis meses de idade. A campanha será prorrogada enquanto durar os estoques de doses nos serviços de saúde.

- Continua após a publicidade -

“Os números ainda estão bem abaixo da meta estipulada que precisamos alcançar para proteger a população. Com a ampliação, podemos ampliar a cobertura vacinal do Estado, e lembrando aos grupos prioritários sobre a importância de imunizá-los, uma vez que é a população que tem uma maior vulnerabilidade às complicações da síndrome gripal”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Cobertura vacinal no ES

Desde o início da Campanha, no dia 12 abril, até esta segunda-feira (05), o Estado apresenta cobertura vacinal de 44,6%, tendo recebido mais de 1,4 milhão de doses.

“É menos da metade da cobertura ideal em quase três meses de Campanha. Com o número de doses que já recebemos e distribuímos, poderíamos ter atingido cerca de 92% da cobertura. Acreditamos que a Campanha concomitante à da covid-19 possa ter interferido pela busca da Gripe, entretanto, temos orientado todos os 78 municípios na melhoria de estratégias para chamar essas pessoas a se imunizarem e terem acesso à vacina”, disse a coordenadora.

Expectativa de mais doses

A expectativa, ainda segundo Danielle Grillo, é que o Ministério da Saúde encaminhe mais doses ao longo dos próximos dias. “Está acordado o envio de remessa de vacinas contra a gripe para completar 100% de doses referentes ao público prioritário. Os demais públicos poderão ser contemplados com doses da reserva técnica e com doses destinadas aos grupos prioritários que não compareceram”, frisou.

Dados 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Com 1.431.200 doses distribuídas e 710.546 doses aplicadas, o Espírito Santo apresenta uma cobertura vacinal de 44,6%, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

Para a coordenadora do PEI, Danielle Grillo, o objetivo nestas últimas semanas será aumentar a cobertura vacinal nos públicos listados pelo Ministério da Saúde, sendo eles: crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, idosos e indígenas.

Segundo dados do SIPNI, até essa segunda-feira (05), a cobertura vacinal desses públicos-prioritários é de 70,6% para crianças; 60,1% para gestantes; 68,2% para puérperas; 55,9% trabalhadores da saúde; 99,8% indígenas; 49,7% idosos; e 38,7% professores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA