23.8 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Governo investiu R$ 7 milhões em rede trifásica em comunidades no interior

Investimento do Estado contemplou aproximadamente 70 quilômetros em comunidades com produtores rurais

Por Robson Maia

Ao longo do ano de 2023, o Governo do Espírito Santo promoveu diversos investimentos no desenvolvimento do interior capixaba. Entre construções de estradas rurais, fortalecimento de programas de apoio ao produtor rural e a criação de linhas de crédito, foram instalados cerca de 70 quilômetros de extensão de redes trifásicas (elétrica) distribuídos por nove comunidades capixabas dentro das ações do Programa Energia Mais Produtiva.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Executivo, o objetivo da ampliação da rede elétrica em comunidades do interior é de promover a eficiência energética no meio rural, aumentando a capacidade produtiva do agronegócio capixaba, através da conversão de sistemas monofásicos para trifásico.

As obras foram realizadas após trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Para a conclusão do projeto, foram investidos mais de $ 7,1 milhões.

O reforço na rede elétrica é destinado a localidades com produtores que atuam de forma coletiva, principalmente organizados em associações ou cooperativas. Entre os municípios contemplados estão: Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Jerônimo Monteiro, Afonso Cláudio e Boa Esperança.

A tecnificação da cafeicultura, da pecuária de leite e a diversificação das atividades agrícolas proporcionada pela fruticultura e pela olericultura, além do desenvolvimento das agroindústrias, novos empreendimentos e a modernização de outras atividades no campo são fatos marcantes no Estado. Essa tecnificação exige reforço de rede elétrica nas propriedades rurais capixabas, especialmente as de base familiar, pois possibilita a ampliação de renda e dinamiza os processos produtivos.

Além disso, como explicou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, a prioridade é dar atenção aos agricultores de base familiar. “Com a rede trifásica, os trabalhadores das lavouras e das agroindústrias poderão utilizar diversos equipamentos – como secadores, despolpadores e refrigeradores – para impulsionar a produtividade e também melhorar a qualidade dos produtos agrícolas capixabas”, afirma Bergoli.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA