25.8 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro, 2020

Senadora Gleisi Hoffmann é eleita presidente do PT

Leia Também

ES lança primeiro portal específico para desaparecidos do País

As famílias de pessoas desaparecidas no Espirito Santo, ganharam uma arma poderosa para ajudar nas buscas dos parentes

Fundo para municípios do sul deve ser extinto

O Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Espírito Santo (Fundesul) será extinto. A medida está no Projeto de Lei (PL) 511/2020, encaminhado pelo governador Renato Casagrande (PSB) à Assembleia Legislativa (Ales).

Bandes abre linha de crédito para empresas capixabas

Os micro, pequenos e médios empresários capixabas vão ganhar apoio econômico para a retomada da economia no Estado.

Mesmo sendo ré na Lava Jato, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann, foi eleita neste sábado (3) em Brasília como a nova presidente do PT, com 367 votos. Ela substitui Rui Falcão, que ficou seis anos no cargo, e será a primeira mulher a comandar o partido.

A senadora paraense Gleisi Hoffmann é a primeira mulher a presidir o Partido dos Trabalhadores (PT). Eleita neste sábado (3) em Brasília, com 367 votos, ela substitui Rui Falcão, que ficou seis anos no cargo. “Tenho uma grande responsabilidade por ser a primeira mulher a presidir o PT”, afirmou..

Gleisi, que responde processo na Operação Lava Jato, assume o comando do PT pelos próximos dois anos, em um cenário bem diferente do que vinha sendo presenciado pelos militantes nos últimos anos. O partido, que vinha de quatro vitórias consecutivas em eleições presidenciais, amargou em 2016. Além do impeachment de Dilma Rousseff, suas principais lideranças investigadas na Lava Jato e algumas delas presas.

Em discurso após o anúncio de sua vitória, Gleisi relembrou outros presidentes do
PT, entre eles José Dirceu, informou o UOL. Quando o nome dele foi mencionado, militantes gritaram “Dirceu, guerreiro do povo brasileiro”.

A senadora disse que o PT saiu “unificado” do Congresso e que o fato de ser ré na Lava Jato não prejudica o partido. “Como que isso vai atrapalhar mais? O PT foi desconstruído nesse processo. O processo legal não foi respeitado na maioria dos casos. E o partido está aí.”

Ela argumentou que “quem tem ligação com o povo, tem história, não pode ser facilmente desconstruído.” Ao defender sua candidatura, disse que o partido não vai ficar “enumerando” seus erros para que sejam explorados pela “burguesia”. “Nós fazemos o resgate dos nossos erros na prática.”.

Gleisi afirmou ainda que faltou ao PT uma “entrada maior” nos movimentos sociais, principalmente nos da juventude. Mesmo assim, segundo a senadora, “não teve, em 500 anos de história do nosso país, governos melhores que os do PT”.

Em entrevista ao UOL, Rui Falcão –que dará lugar a Gleisi na presidência do
partido– disse que o PT “está vindo de um processo de recuperação”. Desde a queda de Dilma, Gleisi e outros nomes de peso do PT têm sido favoráveis a realização de eleições diretas para presidente. Seja em um pleito antecipado – o que exigiria a aprovação de uma emenda constitucional- ou em 2018, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promete ser o candidato do partido.

HISTÓRICO DE GLEISI HOFFMANN

Filiada à legenda desde 1989, Gleisi foi ministra da Casa Civil entre 2011 e 2014, no governo de Dilma Rousseff. A senadora disputava a presidência do PT com o senador Lindbergh Farias (RJ), que teve 226 votos, e com o pernambucano José de Oliveira.

TENSÃO
Gleisi foi eleita no 6º Congresso Nacional do PT, que começou na última quinta (1º) em
Brasília. Ela integra a corrente majoritária do partido, a CNB (Construindo um Novo Brasil).

Na sexta (2), os candidatos à presidência da legenda se reuniram para uma conversa transmitida pelo Facebook, no que foi anunciado pelo site do PT como uma demonstração de “força e unidade”.

A união em torno da defesa de Lula e de eleições diretas, assim como no ataque às
reformas propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB), não foi o suficiente para
evitar a tensão entre militantes.

O ex-ministro Alexandre Padilha, da CNB, discursou criticando quem defendia o PT
apenas nos momentos bons. Em seguida veio o secretário de Movimentos Populares do PT, Bruno Elias, pró-Lindbergh, que atacou a CNB por defender a votação do presidente antes da discussão de resoluções sobre o partido.

“Isso nem sindicato pelego e partido de direita faz”, disse Elias. “Nós estamos destruindo a possibilidade de aprovar as resoluções que nos unificam.” Logo depois, uma confusão entre militantes da CNB e de outras tendências estourou bem em frente ao palco onde as lideranças discursavam. Não houve agressão física porque os mais exaltados foram contidos por outros militantes.

GLEISI E A LAVA JATO

A senadora é ré Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro do ano passado, quando os ministros da 2ª Turma aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando Gleisi e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, de receberem de forma ilegal R$ 1 milhão para a campanha dela ao Senado em 2010.

Segundo a PGR, o dinheiro teria origem no Petrolão, esquema investigado pela Lava Jato. Foi repassado à campanha para que o então diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, hoje um dos principais delatores do esquema de corrupção na estatal.
Gleisi e Paulo Bernardo negam qualquer participação em irregularidades. Os advogados do casal afirmam que a denúncia não traz provas e se baseia em “meras conjecturas”.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Governo Bolsonaro completa 600 dias

O governo do presidente Jair Bolsonaro completa 600 dias hoje (23). As principais ações desse período foram reunidas em balanço publicado na página da...

Bolsonaro recua e diz que teto e responsabilidade fiscal seguem como ‘norte’

A regra do teto de gastos, prevista na Constituição, impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação

Bolsonaro nomeia Temer e Justiça autoriza viagem de ex-presidente ao Líbano

O presidente Jair Bolsonaro oficializou na segunda-feira, dia 10, a nomeação do ex-presidente Michel Temer (MDB) como integrante da missão oficial que levará auxílio...

Congresso decreta luto oficial de 4 dias após 100 mil mortes por covid-19

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou neste sábado (8) que o Congresso decretou luto oficial de quatro dias em solidariedade "a todos...

Onyx Lorenzoni tem exame positivo de covid-19

Informação foi dada em mensagem no Twitter. Confira! O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou nesta segunda-feira (20) que foi infectado pelo novo coronavírus. Em mensagem no Twitter, o...

Governo sanciona novo Marco Legal do Saneamento Básico

Bolsonaro participou de evento virtual no Palácio da Alvorada. Saiba mais! Aprovado no Senado Federal no final do mês passado, após tramitar também pela Câmara...

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Pet – Um mercado sem crise

Segmento cresce na mesma proporção que o amor dos tutores por seus "filhos" A gente ama, cuida e não vive sem. Sendo eles pequenos, peludinhos...

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes

Vida Capixaba

Recept: Turismo receptivo ganha representação

Com o objetivo de ajudar a fortalecer o setor de turismo receptivo brasileiro, que conta com mais de 3 mil agências, foi lançada, nesta terça feira (27) a Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo).

Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line

O programa Qualificar ES abriu 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. Aqueles que possuem mais de 16 anos e acesso à internet já podem se inscrever.

Espírito Santo ganha novo espaço cultural

Os capixabas vão poder contar com mais um espaço para o crescimento e fomento da cultura no Estado

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital
Continua após publicidade