24.4 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Gilvan da Federal é condenado a perda de mandato por infidelidade partidária

(TRE) Tribunal Regional Eleitoral forma maioria para cassar o mandato de Gilvan da Federal, Deputado Federal eleito

Redação Next Editorial

Na última sessão plenária do TRE, no entanto, este colegiado formou maioria favorável à cassação do mandato do então vereador, agora eleito para Câmara Federal, Gilvan da Federal. Em sua relatoria, a juíza Heloísa Carrielo optou pela cassação e foi acompanhada our outros quatro magistrados.

- Continua após a publicidade -

Em março deste ano, o então vereador Gilvan da Federal, alegando perseguição interna em seu partido, formalizou seu pedido de desfiliação do Patriotas, optando por militar nas trincheiras do mesmo partido que o então presidente, o PL (Partido Liberal).
Previsivelmente, o Patriotas ingressou com uma ação no TRE (Tribunal Superior Eleitoral) requerendo a perda do mandado de Gilvan, que a essa altura ja disputava as eleições como candidato a deputado federal pelo PL, cargo para o qual foi eleito em outubro.

A conclusão do julgamento da ação, no entanto, foi interrompida por conta do pedido de vistas ao processo por parte do juiz Lauro Coimbra. Ainda não há data para que os autos voltem a ser apreciados pelo plenário do TRE-ES, já com o entendimento de Coimbra.

O Deputado eleito, no entanto afirma ter oficializado seu pedido de desfiliação de maneira escrita, mas que, porém, os dirigentes da legenda não teriam se manifestado sobre. Já sua antiga legenda se manifestou sobre o andamento da ação que leva a perda do mandato do atual vereador:

“Mesmo que a decisão pela cassação chegue quando ele (Gilvan) já tiver sido diplomado deputado federal, fica o caráter didático da questão, mostrando que o vereador não pode utilizar o partido como trampolim eleitoreiro”, manifestou oficialmente o partido

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA