27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Fórum debate impacto das mudanças climáticas no agro

O evento será realizado em Vitória e conta com mais de 15 especialistas sobre mudanças climáticas e meio ambiente

Amanda Amaral 

A partir desta segunda-feira (26), Vitória sedia o fórum Sustentabilidade Capixaba, que discutirá as “Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade”. O evento será gratuito e aberto ao público, com realização na Praça do Papa, Enseada do Suá, e acontece também na terça-feira (27) e quarta-feira (28). 

- Continua após a publicidade -

Entre os temas a serem abordados, a sustentabilidade é um dos mais relevantes para o desenvolvimento social e econômico local. Mais de 15 especialistas sobre clima e meio ambiente de renome nacional confirmaram presença no evento, além dos governadores dos estados do Paraná, Ratinho Junior, e do Pará, Helder Barbalho, que integram o recém-criado Consórcio Brasil Verde, do qual o chefe do executivo estadual do Espírito Santo, Renato Casagrande, é presidente.

De acordo com levantamento da Confederação nacional dos Municípios (CNM), o Brasil perdeu R$ 287 milhões da sua produção agrícola e pecuária entre 2013 e 2022. Em dez anos, o maior prejuízo anual ocorreu em 2022, no valor de R$ 85 milhões – um crescimento de 90% em relação a 2021. Os dados têm como referência informações extraídas de relatórios do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

mudanças climáticas
Uma das edições em Vitória do Fórum Sustentabildiade capixaba. Foto: Divulgação

Alerta pessimista

A urgência do debate sobre o tema, que une iniciativa privada e o poder público, vem do alerta pessimista do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. A temperatura média global pode subir de 1,5ºC a 2ºC neste século, caso não haja uma forte redução das emissões de gases de efeito estufa.

Setores como o agronegócio, que corresponde a 30% do PIB do Espírito Santo, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas, estão na lista dos mais impactados, já que o clima é responsável por 30% do desempenho da produção de alimentos. O agravamento da seca, combinado com ciclos de chuvas intensas e fora de hora, dificultam o planejamento do segmento, pois os agricultores e pecuaristas organizam suas produções a partir da sazonalidade climática.

A tônica do evento é chamar a atenção de toda sociedade para os efeitos das mudanças climáticas, que atingem desde a produção no campo, ativo tão importante para a economia capixaba, como também a população urbana, que sofre com as fortes chuvas e a constante ameaça de desabastecimento de água.

Confira o evento em detalhes:

Evento: Fórum Sustentabilidade Capixaba
Terma: “Mudanças Climáticas e seus Impactos na Sociedade”.
Local: Praça do Papa, Enseada do Suá
Quando: segunda-feira (26), terça-feira (27) e quarta-feira (28). 
Entrada: Aberto ao público.
Inscrições: No site do evento

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA