25.4 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Janot rescinde acordo de delação com Joesley e Saud

Leia Também

Dia Mundial Sem Tabaco alerta aos riscos para fumantes em tempos de covid-19

No Brasil, estima-se que 438 pessoas morrem por dia devido ao consumo do produto. O país, entretanto, possui cerca de 20 milhões fumantes segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Câncer de bexiga: tabagismo é principal fator de risco

A estimativa foi de 9.480 novos casos, sendo 6.690 em homens e 2.790 em mulheres. Este número é considerado alarmante pelo Inca.

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

PGR afirma que Temer incentivou Joesley a pagar, por meio de Ricardo Saud, vantagens a Roberta Funaro, irmã de Lúcio Funaro. 

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decide rescindir acordo de colaboração de Joesley Batista e Ricardo Saud e oferecer denúncia contra eles por obstrução de Justiça. Os delatores da JBS estão presos provisoriamente na carceragem da Polícia Federal em Brasília.

A decisão está nos documentos apresentados ao STF (Supremo Tribunal Federal) que integram a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). Desa vez, pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia se baseia nas delações premiadas de executivos da JBS e do corretor de valores Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB.

Razões contra Joesley e Saud

Segundo a Procuradoria, Temer incentivou Joesley a pagar, por meio de Ricardo Saud, vantagens a Roberta Funaro, irmã de Lúcio Funaro. Posteriormente, Funaro firmou um acordo de colaboração que serviu como base para a denúncia.

“Com relação à organização criminosa, os fatos praticados pelos ora denunciados
remontam à atual gestão do presidente da República Michel Temer. Nesse sentido,
há fatos envolvendo diretamente o presidente na cobrança de propina a executivos
da J&F, que ensejaram o oferecimento da denúncia encartada nos autos
4517/STF”, afirma.

Janot pediu ao Supremo que as acusações contra Joesley e Ricardo Saud sejam
desmembradas e enviadas à primeira instância da Justiça Federal no Paraná.
No texto, Janot afirma que uma parte das provas que dão sustentação às denúncias
foi obtida a partir dos acordos de colaboração firmados com Joesley Batista e
Ricardo Saud e devidamente homologados pelo Supremo Tribunal Federal.

Segundo o texto da denúncia, Janot “concluiu que houve omissão deliberada, por parte dos referidos colaboradores, de fatos ilícitos que deveriam ter sido apresentados por ocasião da assinatura dos acordos”. Por isso, a rescisão destes ajustes. “… mas isso não limita a utilização das provas por eles apresentadas”, inclui o procurador.

PMDB

Além de Temer, são acusados outros seis peemedebistas. Os ministros
Eliseu Padilha (casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da República); os ex-deputados Eduardo Cunha, Rodrigo Rocha Loures e Henrique Alves. Além do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

A apresentação da denúncia é um dos últimos atos de Rodrigo Janot à frente da
PGR (Procuradoria Geral da República). Ele deixará o cargo no domingo (17),
quando será oficialmente substituído por Raquel Dodge.

“Enquanto houver bambu, lá vai flecha”. No dia 1º de julho, o procurador havia afirmado que mesmo no final do mandato, continuaria ofertando denúncias se as investigações conduzidas assim exigissem.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Especialista dá dicas para quem deseja empreender na internet

Com as medidas de isolamento, houve um aumento no mercado de compras online. Para quem ainda não está no mercado virtual de vendas, esse é o momento.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

Vida Capixaba

“Chapeuzinho Vermelho” no Diversão em Cena ArcelorMittal

Produzido pela Companhia O Trem, o espetáculo terá música ao vivo, brincadeiras e muita interação: o elenco precisará da ajuda do público para contar a história.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.
Continua após publicidade