18.8 C
Vitória
sábado, 6 junho, 2020

Festa da Polenta pode virar patrimônio imaterial do ES

Leia Também

Energia e disposição para superar o isolamento social

A boa notícia é que a alimentação pode ser uma boa aliada para quem busca mais energia para conseguir enfrentar e superar essa crise.

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

A tradicional festa chega este ano à sua 39ª edição e vai ser realizada entre os dias 06 a 15 de outubro, em Venda Nova do Imigrante

A Festa da Polenta, realizada no município de Venda Nova do Imigrante, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. O Projeto de Lei 215/2017 visa ao reconhecimento de uma tradição da cultura italiana e deve ser analisado pelas comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

São considerados bens culturais de natureza imaterial, aqueles em que as práticas que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, além das várias formas de expressão cênicas, musicais e lúdicas, como festas, danças e celebrações.

A Festa da Polenta chega este ano à sua 39ª edição e vai ser realizada entre os dias 06 a 15 de outubro, com a apresentação de grupos musicais e o tradicional Tombo da Polenta, em que mais de uma tonelada da iguaria italiana é entornada em um panelão gigante.

O evento foi realizado pela primeira vez, em 1979, pelo padre Cleto Caliman. Inicialmente aconteceu no pátio do Colégio Salesiano. Devido à grande repercussão foi necessário mudar o local. Desse modo, em 1995, a festa passou ser realizada em um terreno adquirido pela Prefeitura, denominado Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

Com entrada gratuita, o evento é organizado pela Associação Festa da Polenta (Afepol) e mobiliza mais de mil voluntários. Recursos arrecadados são distribuídos a entidades beneficentes de Venda Nova.

“A Festa da Polenta é muito importante não só devido ao seu cunho social, como também importante no sentido de resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano que colonizou Venda Nova há mais de 100 anos”, afirma o deputado Jamir Malini.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade