Oitavário da Festa da Penha terá apresentação de bandas, orquestra e musical com padres
Por Rafael Goulart
O Oitavário da 453ª Festa da Penha (2023) começará no dia 9 e seguirá até o dia 17 de abril com atrações além das tradicionais Romarias. O tema deste ano é “Com Maria, Chamados a Servir”.
A programação para os oitos dias de festividades religiosas foi divulgada pela comissão organizadora do evento, que contará com um palco de 18 metros de altura e mais de 150 metros de painéis led. Mais de 800 mil pessoas participaram da festa no ano passado.
Na segunda-feira (10), o Concerto Ave Marias e Canções Marianas da Catedral Metropolitana de Vitória se apresentarão na Igreja do Rosário, no Parque da Prainha, em Vila Velha.
Na terça (11) acontece a aguardada Bênção dos Casais, que será realizada no Campinho do Convento da Penha com apresentação confirmada do cantor e missionário Dunga acompanhado do padre Renato Criste.
No quarto dia do evento, quarta-feira (12), a 19h30, no Campinho do Convento, haverá a noite oracional pelos filhos com padre Gudialace Silva, da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Cobilândia, a missionária e cantora da Comunidade Canção Nova, Salette Ferreira, e Angela Abdo do movimento Mães que Oram, com os grupos Amo Vox e Banda Adventus.
“Maria é a nossa mãe. E como mãe, ela sabe como falar ao coração de tantas mães que sofrem com diversas dores nos dias atuais. Estaremos juntos, nesse dia, pedindo à Mãe das mães que interceda por todas as mulheres que padecem com o calvário dos seus próprios filhos”, explicou o padre Gudialace.
Na quinta (13), também a 19h30, será a vez da Orquestra Acadêmica do Ifes com o maestro Walter Costa Bacildo e coral Cameria Ifes se apresentarem para os fiéis no Santuário Divino Espírito Santo, Centro de Vila Velha.
Na sexta (14), a programação continua com apresentação musical de padres no Campinho do Convento da Penha. A performance intitulada de “Além do Altar” terá no repertório sucessos religiosos e seculares como “Tudo Posso”, conhecida na voz do Padre Fábio de Melo, e Romaria do compositor Renato Teixeira.
O musical é composto por cinco padres de Vitória e um de São Mateus. Os de Vitória são Renato Criste, Hadeleon Santana, Anderson Gomes, Jacqueson Pimentel e Alessandro Rebonato, além de Edson Delfino, de São Mateus.
A organização do evento, porém, lembra que a programação está sujeita a alterações, caso haja algum imprevisto.
Festa da Penha
Com uma tradição que completa 453 anos em 2023, a Festa da Penha é um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil. As festividades atraem capixabas de todo o estado e também turistas de outras partes do país.
“A Festa da Penha é um forte atrativo do turismo religioso do Espírito Santo, considerada a 3ª maior festa mariana do Brasil movimentando o setor, por conta da sua ampla agenda de atividades desenvolvidas em oito dias de festa”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.
Com informações da Assessoria da Comunicação da Festa da Penha