25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Festa da Penha: 600 mil pessoas são esperadas para Romaria dos Homens

Evento acontece neste sábado (15) a partir de 19h

Por Rafael Goulart

De acordo com o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Luciano Forrechi, a expectativa é que 600 mil pessoas participem da Romaria dos Homens na 453ª Festa da Penha. 

- Continua após a publicidade -

A procissão sai da Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro, até o Convento da Penha, na Prainha, em Vila Velha, via Segunda Ponte.

Pela tradição, que vem desde a década de 50, os homens vencem a pé o percurso de 14 quilômetros carregando lanternas de vela e entoando cânticos e hinos sacros. 

Para a realização do evento, que acontece neste sábado (15), a partir das 19h, a Prefeitura de Vitória já começou os preparativos.

Uma das ações é a transmissão de imagens da missa na Catedral de Vitória pelo Instagram, a promoção de um filtro com temática da Festa da Penha para os participantes usarem na rede social e a projeção de imagens do romeiros nas paredes da Catedral.

A prefeitura também colocará faixas informativas no trajeto e totens para os participantes tirarem fotos para as redes sociais, além de pontos de hidratação, no Parque Moscoso e Rodoviária de Vitória, e a disponibilização de 150 banheiros químicos. 

Roteiro

A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, pelas seguintes vias:

Rua José Marcelino
Rua São Francisco
Rua Caramuru
Rua Cais de São Francisco
Av. Cleto Nunes
Av. Marcos Azevedo
Av. Duarte Lemos
Av. Nair de Azevedo.

Interdições

A Rua Professor Baltazar e a Rua José Marcelino (ao redor da Catedral ) serão interditadas a partir das 14 horas de sábado (15). A Avenida Jerônimo Monteiro será temporariamente interditada ao fim da missa que antecede a partida dos romeiros.

Guarda Municipal

Segundo a prefeitura, a Guarda Municipal vai disponibilizar agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança da Romaria dos Homens. Seis motociclistas da corporação darão apoio aos romeiros e um drone será usado para garantir a segurança do evento.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA