20.5 C
Vitória
domingo, 6 DE outubro DE 2024

O senador Ricardo Ferraço está fora da “Lista de Fachin”

Em abril, ministro divulgou 80 nomes citados por delatores da Operação Lava Jato.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, excluiu o senador Ricardo Ferraço do inquérito que apura denúncias dos ex-executivos da Odebrecht. O pedido foi encaminhado para a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, nessa quinta-feira (21). O tucano foi o único capixaba citado na chamada “Lista de Fachin”, divulgada em abril. A relação contava com os nomes de nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais.

Em vídeo publicado na página do senador no Facebook, Ferraço comenta a.“A decisão do ministro Fachin revela uma confiança que eu sempre tive de que a justiça seria feita. Eu nunca tive e não tenho qualquer envolvimento com essa delinquência que foi revelada aos capixabas e aos brasileiros. Por isso mesmo, é o primeiro passo na direção de confirmar minha absoluta inocência”, declarou.

- Continua após a publicidade -

As investigações foram baseadas nos depoimentos de 40 dos 78 delatores da empresa. Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, e há também descrições a formação de cartel e fraude a licitações. No caso de Ricardo Ferraço, dois delatores teriam dito que passaram R$ 400 mil ao senador na campanha eleitoral de 2010. Na lista de propina da Odebrecht Ricardo Ferraço recebia o apelido de “Duro”.

Na época em que a lista foi divulgada, Ferraço negou as acusações. Ele ainda abriu mão do foro privilegiado e garantiu que provaria sua inocência. Ricardo Ferraço disse também nunca ter tratado do assunto com os delatores e que os processaria pelas denúncias.

Além de Ferraço, Fachin pediu a exclusão de outros três nomes: o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB-PA), o senador Paulo Rocha (PT-PA) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA