24.1 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

O senador Ricardo Ferraço está fora da “Lista de Fachin”

Leia Também

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Começam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! A partir de hoje (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do...

SinoVac começa etapa final de testes da vacina contra covid-19

Empresa chinesa começa a selecionar voluntários neste mês. Saiba mais! A chinesa SinoVac está iniciando os testes da fase 3 de sua potencial vacina contra...

Mais de 54 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

De acordo com o Painel Covid, da Sesa, são 54.547 casos confirmados. Destes, 35.118 estão curados.

Em abril, ministro divulgou 80 nomes citados por delatores da Operação Lava Jato.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, excluiu o senador Ricardo Ferraço do inquérito que apura denúncias dos ex-executivos da Odebrecht. O pedido foi encaminhado para a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, nessa quinta-feira (21). O tucano foi o único capixaba citado na chamada “Lista de Fachin”, divulgada em abril. A relação contava com os nomes de nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais.

Em vídeo publicado na página do senador no Facebook, Ferraço comenta a.“A decisão do ministro Fachin revela uma confiança que eu sempre tive de que a justiça seria feita. Eu nunca tive e não tenho qualquer envolvimento com essa delinquência que foi revelada aos capixabas e aos brasileiros. Por isso mesmo, é o primeiro passo na direção de confirmar minha absoluta inocência”, declarou.

As investigações foram baseadas nos depoimentos de 40 dos 78 delatores da empresa. Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, e há também descrições a formação de cartel e fraude a licitações. No caso de Ricardo Ferraço, dois delatores teriam dito que passaram R$ 400 mil ao senador na campanha eleitoral de 2010. Na lista de propina da Odebrecht Ricardo Ferraço recebia o apelido de “Duro”.

Na época em que a lista foi divulgada, Ferraço negou as acusações. Ele ainda abriu mão do foro privilegiado e garantiu que provaria sua inocência. Ricardo Ferraço disse também nunca ter tratado do assunto com os delatores e que os processaria pelas denúncias.

Além de Ferraço, Fachin pediu a exclusão de outros três nomes: o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB-PA), o senador Paulo Rocha (PT-PA) e o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP).

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.
Continua após publicidade