25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Feliz aniversário Vitorinha

Feliz aniversário Vitorinha
Palácio Anchieta no Centro Histórico de Vitória. FOTO: Marcos Salles

Por Manoel Goes

Esta sexta-feira (08/09) é dia de soprar velinhas para a nossa “Vitorinha”, uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas, juntamente com São Luiz no Maranhão e Florianópolis em Santa Catarina. Coincidentemente, a capital dos maranhenses São Luiz também faz aniversário em 8 de setembro, ambas compartilhando algo em comum em suas histórias, elas foram invadidas por europeus e ocupadas, em determinado momento, por portugueses. A capital dos capixabas faz 472 anos, enquanto a capital do estado do Maranhão, fundada em 1612, completa 411 anos.

- Continua após a publicidade -

A Capitania do Espírito Santo foi oficialmente ocupada em 23 de maio de 1535, no sopé do morro da Prainha, hoje morro do Convento da Penha, em Vila Velha, a primeira capital dos capixabas. Devido aos constantes ataques dos povos indígenas que defendiam a sua terra, tanto como de franceses e holandeses que tentavam ocupá-la, os portugueses se mudam para a Ilha de Santo Antonio, e depois de vencerem uma dura batalha contra a tribo dos Goitacazes, refundaram a cidade e a batizaram de Ilha da Vitória, marcando sua fundação no dia 8 de setembro de 1551, também festa da natividade de Nossa Senhora.

Dos mangues às construções modernas, das praias ao monumentos históricos, dos morros com contornos da baia e zona portuária, do amanhecer e entardecer de um céu rosa, branco e azul de brilho único. Como afirma a nossa primeira dama da literatura brasileira contemporânea produzida no Espírito Santo, a mestra escritora Bernadette Lyra em seu livro Guananira: “Quem disse que todas as cidades são iguais não conhece Vitória. A maravilhosa Vitória que dorme e acorda cercada de águas que sussurram, ao invés do estrondoso ruído que se escuta em outros espaços circundado por mar.”

Vitória tem mais de 390 mil habitantes, com o quinto maior índice de desenvolvimento humano entre todos os municípios brasileiros. Foi considerada, em 2015, como a melhor cidade para se viver no Brasil, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU); e, em 2017, como a terceira melhor.

Uma pesquisa sobre limpeza pública classificou Vitória como a terceira cidade mais limpa do país. Resultado de um levantamento em todas as capitais e no Distrito Federal pelo Instituto Veritá, realizado em julho desse ano, ficando atrás de Curitiba e Boa Vista. A nossa capital, cidade em que nasci e vivi os meus primeiros 4 anos de idade, liderou a lista de destinos turísticos mais procurados no País em julho, graças ser a nossa “Ilha do Mel”, Vitória, um verdadeiro tesouro turístico, que consegue combinar uma variedade de atrativos que encantam os nossos visitantes.

Manoel Goes é escritor, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha e diretor no IHGES

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba