- Continua após a publicidade -

Febraban e INSS criam força-tarefa

Isaac também defendeu o modelo de crédito consignado como uma ferramenta importante de acesso a recursos com juros mais baixos

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou nesta segunda-feira, 12, que receberá na próxima segunda-feira, 19, na sede da entidade, o presidente do INSS e, possivelmente, o ministro da Previdência, além de representantes da Advocacia Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

O encontro deve marcar o início de uma força-tarefa para investigar denúncias envolvendo empréstimos consignados não autorizados a aposentados. Nós propusemos tanto ao ministro da Previdência quanto ao presidente do INSS.

Fizemos isso por um ofício. Que nós criássemos uma força de trabalho, e podemos chamar de força-tarefa, grupo de trabalho, e eu vou receber na Febraban na próxima segunda-feira o presidente do INSS, e provavelmente também o ministro da Previdência, o advogado-geral da União e o ministro-chefe da CGU, para que a gente possa se debruçar e conversar sobre todos os processos, disse, em entrevista à GloboNews.

- Continua após a publicidade -

A ideia é fechar fragilidades para que aposentado só receba crédito se solicitou, emendou. Na entrevista, Isaac explicou que a Febraban busca compreender a real dimensão do problema, diante de números que ainda geram controvérsia.

Nós não estamos diante de uma situação crítica, não há nada fora de controle. No ano de 2023, que é o ano da auditoria do TCU, foram 23,3 milhões de operações de crédito para menos de 10 mil reclamações.

Conteúdo em Alta

ES apresenta queda do desemprego e alta da...
Brasil pode voltar a ser a 10ª economia...
Vila Velha pagará abono de R$ 1 mil...
Veja o que funciona na Grande Vitória durante...
Selo nacional atesta práticas do Banestes de prevenção...
Ministério da Previdência nomeia Ana Cristina para presidir...
PF confirma prisão de Alexandre Ramagem nos EUA
Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos...
Totens de segurança chegam ao interior do ES;...
Sua empresa está pronta? Nova NR-1 muda regras...

Agora nós não sabemos efetivamente se essas reclamações foram consideradas procedentes. Ele ressaltou ainda que os bancos não compartilham práticas irregulares e que qualquer operação não autorizada será cancelada, com ressarcimento ao aposentado prejudicado. Isaac também defendeu o modelo de crédito consignado como uma ferramenta importante de acesso a recursos com juros mais baixos para a população idosa e de baixa renda.

O consignado tem o menor custo do mercado em termos de linhas de crédito pessoal. Nós não vamos compartilhar qualquer crédito que não tenha sido autorizado. Qualquer que tenha sido a operação não autorizada, essa operação será cancelada, o produto, o crédito, será estornado e nós vamos ressarcir o aposentado e vamos querer entender como, quem praticou, para rigorosamente punir esse fraudador. (Com informações da Agência Estadão, Por Mateus Cerqueira.)

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

As 8 cidades do ES líderes em vagas...
Milhas: cartão capixaba lidera ranking nacional; confira
Residencial sênior de luxo avança em Ponta da...
Saldo total da carteira de crédito deve ter...
STF encerra hoje sessão que manteve condenação de...
Portaria oficializa perícia remota do INSS
Palmeiras repudia injúria racista a Carlos Miguel
Governo vai prorrogar até 2026 prazo para pedido...
Brasil cria dia nacional em memória das vítimas...
Seminário debate educação e trabalho no Espírito Santo;...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -